Newsletter 27-12-2012 [Nº 56]


Novas edições do jornal Pessoas e Lugares e da revista Territórios em Rede

Igualdade de Oportunidades é o tema em destaque no número de dezembro do Pessoas e Lugares. Numa altura em que se está a preparar o próximo período de programação de fundos comunitários, importa ter presente tanto a noção de que a desigualdade de oportunidades existe, como a abordagem mais eficaz para a combater. A revista da Cooperação LEADER assinala a fase de “velocidade de cruzeiro” em que se encontram os projetos de cooperação interterritorial e transnacional, começando a assistir-se a um envolvimento ao nível dos negócios que fomenta ganhos reais para as empresas dos territórios rurais envolvidos.

  I737-JORNALMT09-WEBX300.JPG I737-TRX06-SITEX300.JPG

No Editorial, começando por chamar a atenção para a complexidade crescente da temática, a diretora do Pessoas e Lugares afirma que quem vive em meio rural, objetivamente, se encontra em situação de desvantagem relativamente às populações urbanas.

Segundo Regina Lopes, “as poucas medidas de discriminação positiva que foram criadas relativamente aos territórios rurais funcionaram de forma desarticulada e avulsa, não chegando a produzir efeitos significativos”.

Para a diretora do Pessoas e Lugares “a introdução de mecanismos de financiamento multifundos para a implementação das Estratégias Locais de Desenvolvimento pelas ADL poderá ser um passo importante para integrar as diferentes dimensões de política - territorial e setorial - melhorando a eficácia das intervenções e desenvolvendo a coesão social e territorial”.

Em entrevista, Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade e Segurança Social, considera que é necessário reforçar o peso económico do Terceiro Setor - o setor da economia social e solidária, responsável por cerca de 5,5 por cento do PIB.

Ainda nesta edição, a presidente da CIG e o vice-presidente da FENACERCI garantem a igualdade de género na rubrica Opinião deste número do Pessoas e Lugares.

Na revista Territórios em Rede assinala-se a fase de “velocidade de cruzeiro” em que se encontram os projetos de cooperação interterritorial e transnacional, reafirmando a ideia de que” a cooperação LEADER constitui uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos territórios rurais”.

Como ressalva Luís Chaves no Editorial, “após uma fase inicial complexa, pela falta de articulação entre a regulamentação de enquadramento nos diferentes Estados-membros, os projetos de cooperação estão agora em velocidade de cruzeiro, sucedendo-se as reuniões de parceria, as iniciativas conjuntas e as visitas de estudo”.

Além de todas estas notícias dos projetos de cooperação LEADER, o número de dezembro da Territórios em Rede entrevista Petri Rinne, presidente da ELARD - European LEADER Association for Rural Development, que congrega mais de 800 Grupos de Ação Local de 21 Estados-membros.

Boa leitura!

[ver edições online]