Newsletter 19-04-2012 [Nº 39]


ADER-AL entrega contratos LEADER

Os contratos pressupõem a criação de 90 postos de trabalho no Norte Alentejano. A cerimónia contou com a presença da gestora do PRODER, Gabriela Ventura.

Os 39 contratos, no âmbito do 2º Concurso LEADER da ADER-AL - Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo, representam 5.3 milhões de euros de investimento total e uma despesa pública de 3.2 milhões de euros.

Os números foram apontados pela Gestora do PRODER como indicadores do espírito empreendedor de todos os presentes. [+]

 

   I453-P1040188XB.JPG 

ADREPES entrega contratos 2º Concurso LEADER

Totalizando 3.7 milhões de euros de investimento total, os 26 contratos de financiamento entregues, no passado dia 10 de abril, na Quinta de Alcube, em Azeitão, vão criar 36 postos de trabalho na Península de Setúbal.

Os 26 projetos, distribuídos pelas duas medidas de Diversificação da Economia e Criação de Emprego (15) e Melhoria da Qualidade de Vida (11) da Abordagem LEADER/Subprograma 3 do PRODER, demonstram que a Península de Setúbal possui agentes económicos com iniciativa empresarial com capacidade de aplicar os investimentos em projetos geradores de riqueza e emprego. [+]

 

  I461-ENTREGAXCONTRATOSXADREPES1XC.JPG 

Comissão Europeia propõe Desenvolvimento Local orientado para a Comunidade

Numa ficha informativa recentemente publicada, a Comissão clarifica o que é o DLOC, uma importante ferramenta no âmbito das propostas legislativas para a Política de Coesão para 2014-2020.

    

Esta abordagem baseada na comunidade não é recente. Durante os últimos 20 anos, a Abordagem LEADER, concebida para ajudar os agentes rurais a terem em conta o potencial a longo prazo da sua região, revelou-se uma ferramenta eficaz na execução de políticas de desenvolvimento.

Os principais componentes do Desenvolvimento Local Orientado para a Comunidade (DLOC) são: os Grupos de Ação Local (GAL), compostos por representantes dos interesses socioeconómicos públicos e privados; as Estratégias de Desenvolvimento Local, que têm de ser coerentes com os programas relevantes dos Fundos do Quadro Estratégico Comum (QEC) pelos quais são apoiadas; a área e a população de cobertura de uma determinada estratégia local devem ser coerentes, definidas e oferecer suficiente massa crítica para a sua eficaz implementação. Cabe aos GAL a definição das áreas e da população efetivas a serem abrangidas pelas suas estratégias, embora tenham de obedecer aos critérios estabelecidos pela Comissão. [+]