Newsletter 22-03-2012 [Nº 37]


Nova edição do Pessoas e Lugares e Territórios em Rede

Formação e competências em meio rural. É o tema de capa deste número do jornal Pessoas e Lugares que dá conta de inúmeras notícias envolvendo as ADL e promove uma análise sobre a formação e qualificação nos territórios rurais. O quarto número da revista Territórios em Rede faz o ponto de situação e propõe uma reflexão sobre a cooperação LEADER.

Nesta edição, falamos da qualificação e formação nas estratégias das Associações de Desenvolvimento Local que, ao longo das últimas duas décadas, têm vindo a desenvolver ações formativas nas áreas mais necessárias nos seus territórios.

Seja dinamizando Centros Novas Oportunidades (CNO), cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA), formação no âmbito do LEADER, ou outras modalidades, as ADL têm obtido, na maioria dos casos, resultados muito positivos.

No Editorial, a diretora do Pessoas e Lugares, Regina Lopes, escreve que “a eficácia da política pública da educação e da formação requer, no que respeita aos espaços rurais, uma abordagem territorial que permita responder às especificidades e características particulares destes territórios, rentabilizando-as ao máximo do seu potencial”.

Numa altura em que se desenham novas políticas de ensino e formação no nosso país, o Pessoas e Lugares entrevistou o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Gonçalo Xufre, para saber quais são as novas orientações para a qualificação, e quis saber a Opinião de vários técnicos.

Este número da revista Territórios em Rede, falando de alguns projetos de cooperação LEADER dinamizados pelos Grupos de Ação Local, sublinha a importância desta ferramenta que possibilita que os territórios partilhem as suas competências e experiências e acedam a (novos) mercados.

Com o atual período de programação de fundos comunitários perto do seu termo, importa não só aplicar as verbas disponíveis o melhor possível, maximizando o seu resultado, como refere Regina Lopes, no Editorial, mas também refletir sobre os regulamentos do próximo período para uma aplicação ainda mais eficaz.

Em entrevista, Jorge Rodrigues, coordenador da ADL ADIRN, defende que a cooperação deve ser repensada e ter prazos mais longos para implementar.

[VER EDIÇÕES ONLINE]

 

  

I437-PLX05X260.JPG
I437-TRX04X260.JPG

 

 

 

 

Presidida pela Gestora do PRODER, a cerimónia ficou marcada pela apresentação do “Guia de campo dos cogumelos da Terra Fria”. [+]


A casa Semarkinhas obteve o prémio Best Wine Tourism 2012 na categoria de alojamento. [+]


Objetivo: pôr em contacto agricultores e técnicos ligados à produção e comercialização, e aos apoios financeiros. Vila Verde, 24 de março. [+]


A associação foi distinguida pela iniciativa “Lampreia do Minho - Um prato de excelência”, apoiada pelo LEADER. [+]


Promover a marca “Vale do Tejo” foi o objetivo da presença da associação na 27ª edição do certame. [+]


A renovação do CLDS da Sertã, coordenado pela PINHAL MAIOR, assegura a continuidade do Banco de Recursos da Sertã. [+]


Técnicas de Animação Turística, elaboração de projetos, Coaching. São algumas da ações previstas. [+]


Atribuído pela primeira vez este ano, pretende promover o conhecimento e o reconhecimento público da economia social e das suas organizações. [+]


Organizado pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e a Asociación Española de Economía Agraria. Universidade de Lisboa, 27-28 de julho. [+]