Newsletter 2011-02-17 [Nº 3]


Seminário de intercâmbio GAL da Polónia e Portugal

Privilegiando a troca de informações entre GAL polacos e portugueses, o encontro, realizado em Ourém, na passada sexta-feira, 11 de fevereiro, ficou marcado pela assinatura de um protocolo entre os GAL ADIRN (Portugal) e SKPR (Polónia), na perspectiva de futuros projetos de cooperação.

O seminário contou com a participação de 24 representantes de GAL (Grupos de Ação Local) da região da Mazóvia, e seis de Portugal (ADIRN, TAGUS, ADER-AL, PINHAL MAIOR, PRO-RAIA e ADRITEM) e enquadra-se numa visita de três dias de troca de experiências promovida pela MINHA TERRA, no âmbito do projeto “Territórios Rurais em Rede”.

O programa teve início com um almoço de trabalho na quinta-feira, dia 10, em Lisboa, seguido de uma visita à loja Portugal Rural – projeto de cooperação interterritorial entre 12 GAL.

  

I24-IMGX5648X1.JPG

I24-IMGX5714.JPG

No dia 11, em Ourém, o LEADER e a cooperação foram os temas que estiveram em destaque, a começar pela intervenção inaugural. Convidado a abrir os trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, realçou a importância da cooperação para a construção de uma Europa mais forte e solidária.

Em polaco, o vice-presidente do GAL Mazowiecki, Jaroslaw Supera, o membro do Conselho de Administração, Dariusz Jaszczuk, e o presidente da Direção, Marian Sekulski, do GAL SKPR, apresentaram os territórios de intervenção dos respetivos GAL e as estratégias de desenvolvimento local, sublinhando os principais desafios e ameaças.

Ainda em português, o coordenador da MINHA TERRA, Luís Chaves, traçou um retrato do LEADER em Portugal, frisando a evolução do programa até aos dias de hoje e os desafios pós-2013. Ana Pires da Silva, da Rede Rural Nacional, falou do papel desta estrutura nos processos de facilitação da cooperação e a importância desta para estimular a troca de experiências entre territórios, dando alguns exemplos de projetos envolvendo GAL portugueses e de outros países. Da ADIRN, Jorge Rodrigues, evidenciou os principais eixos estratégicos da associação que coordena e que já conta com 20 anos de trabalho ao nível do desenvolvimento integrado no Ribatejo Norte.

Todos os GAL portugueses se apresentaram e aos respctivos territórios de intervenção, realçando as potencialidades de cooperação com os territórios rurais da Polónia.

Após a conclusão dos trabalhos, “selados” com a assinatura de um protocolo de intenções de cooperação entre os GAL ADIRN e SKPR, a delegação polaca rumou a Fátima, ao encontro do santuário mariano.

I25-ARTON682-6E159.JPG

 

A Declaração de Budapeste, assinada nesta cidade da Hungria, a 24 de janeiro, por 216 representantes de organizações de 22 Estados-membros, enfatiza a Abordagem LEADER na Estratégia Europa 2020.


 I26-ARTON685-3CF91.JPG

 

A ADL e a LEADER OESTE dinamizaram a participação de horticultores e fruticultores dos respetivos territórios (Litoral Alentejano e Oeste) na Fruit Logistica 2011, a maior feira mundial do setor, que decorreu de 9 a 11 de fevereiro, em Berlim.


I27-ARTOFF686-BE35E.JPG

 

Um guia de boas práticas e um curso-piloto de agricultura biológica são algumas das ações promovidas pela ADRAT no âmbito do Projeto MYRCAS - Transferência e adaptação de novos itinerários formativos para a qualificação em meio rural.


I28-ARTON684-7B089.JPG

 

O Plano prevê Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Formação Modular Certificada (Inglês, Espanhol e TIC – Iniciação e Aperfeiçoamento), Formação Gestão e Administração (várias ações) e Formação SHST, Turismo e Lazer (várias ações).