Newsletter 2011-05-19 [Nº 15]


PROVE visita Herdade do Freixo do Meio

Terça-feira, 17 de maio, 10 horas da manhã. Na Herdade do Freixo do Meio, próximo de Montemor-o-Novo, tudo a postos para receber mais um grupo de visitantes. Desta vez, uma visita prospetiva do PROVE.

As visitas à exploração - 650 ha de montado de sobro e azinho - totalmente convertida ao Modo de Produção Biológico desde 2001, fazem parte do dia-a-dia da herdade do Freixo do Meio.

Desta vez, o grupo - um pouco maior que o habitual - 52 participantes ligados ao PROVE, entre técnicos de entidades que compõem a parceria do projeto (ADREPES, ADRITEM, TAGUS, MONTE e IN LOCO), equipa de avaliação (MINHA TERRA, ISA e UTAD) e 39 produtores, tinha por objetivo “inspirar-se” na experiência da herdade do Freixo do Meio, orientada pelo conceito de multifuncionalidade.

A visita do PROVE teve início  com explicações sobre o montado e a agricultura biológica e a estratégia da empresa, assente em práticas sustentáveis, respeitando os recursos naturais e os ciclos da natureza. Seguiram-se visitas à horta, ao montado, às unidades de transformação e à loja, culminando num almoço preparado com produtos produzidos na exploração.

À tarde, mais explicações, reflexões e debate em torno do desenvolvimento de atividades portadoras de novas fontes de rendimento para os agricultores. E, ainda, os primeiros passos para a construção de um Manual de Intervenção nas Explorações Agrícolas, que será elaborado por uma equipa da Universidade de Évora, coordenada pela Prof.ª Teresa Pinto Correia.

 

 

I153-DSC02904-A.JPG
I153-170520111734-B.JPG
I153-170520111740XA.JPG
I153-DSC02899XA.JPG

Para o projeto PROVE, esta visita marca o arranque de um conjunto de Planos de Intervenção nas explorações agrícolas PROVE que permitam receber visitantes e promover atividades contribuindo para a sustentabilidade das explorações e o aumento do rendimento dos produtores.

Além desta diversificação de atividades - oferta de produtos e serviços como atividades pedagógicas, culturais, turísticas -, numa perspetiva de novas fontes de rendimento para o agricultor, o PROVE espera nos próximos dois anos criar 20 novos núcleos e alcançar 200 novos consumidores.

A parceria também vai crescer. Agora são oito as entidades de desenvolvimento local  (ADER-SOUSA, ADREPES - coordenadora, ADRIMINHO, ADRITEM, DOLMEN, IN LOCO, MONTE, TAGUS) que integram a parceria mas, brevemente, serão o dobro, com o alargamento do projeto aos territórios de mais oito ADL (ADER-AL, ADIRN, Alentejo XXI, ATAHCA, Charneca Ribatejana, LEADER OESTE, DESTEQUE e PRO-RAIA), mobilizando produtores agrícolas e consumidores para modos de comercialização mais éticos e de consumo mais responsável.

O PROVE, projeto surgido no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, atualmente enquadrado no Subprograma 3 do PRODER - Abordagem LEADER, conta já com 27 núcleos constituídos, envolvendo mais de 60 produtores e 900 consumidores.

Todas as semanas, 6,5 toneladas de produtos hortofrutícolas são comercializadas com o selo PROVE, sob a forma de um cabaz semanal, um cabaz PROVE.

Workshop organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira e a Rede Rural Nacional, com a colaboração da MINHA TERRA, ACAPORAMA, ADRAMA e município de Câmara de Lobos, na Semana BioMadeira, a 31 de maio.


Numa organização conjunta da ADIRN, C. M. Tomar, I. P. Tomar e Associação Portuguesa de Turismo Cultural com o objetivo de partilhar exemplos de produtos de turismo cultural de sucesso no desenvolvimento rural. Tomar, 26 e 27 de maio.


A TERRAS DE SICÓ organiza e convida a saborear mais uma edição deste certame que integra a XXIII Feira do Queijo Rabaçal. Pombal, 22 de maio.


Ação de divulgação da ADELIAÇOR no âmbito do projeto de cooperação LEADER 7 Maravilhas da Gastronomia, no Espaço Açores, em Lisboa, a 28 de maio.


ADAE promove a maravilha gastronómica da região de Leiria, finalista das 7 Maravilhas da Gastronomia, num almoço de degustação na loja Portugal Rural, em Lisboa, dia 25 de maio.


Com vista à partilha de experiências e boas práticas, a delegação polaca visitou alguns projetos LEADER do PRODER, em Vila Nova da Barquinha e Tomar, a 12 de maio.


A assinatura do Protocolo de Compromisso do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Arraiolos aconteceu no passado dia 13 de maio.


Conferência internacional dirigida aos GAL que estão a iniciar ou a implementar projetos de cooperação internacional com o objectivo de incentivar contactos entre a Lituânia e os GAL da UE. Em Druskininkai, Lituânia, de 21 a 23 de junho.