Informação Geral - Janeiro 2011 [Nº 0]


Seminário «LEADER as a driver for Rural Europe»

19 e 20 de Janeiro, Bruxelas

Organizado pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, para revitalizar a dimensão do LEADER junto dos novos GAL, o seminário teve por objetivo aumentar a consciência sobre o papel estratégico deste instrumento para o desenvolvimento rural e promover a cooperação e a troca de experiências e boas práticas.

Sob a forma de workshops sobre a abordagem LEADER, o evento juntou cerca de 300 GAL. A delegação portuguesa, composta pelos GAL ADER-AL, ADIRN, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRITEM e APRODER, incluiu também representantes da Rede Rural Nacional e da Federação MINHA TERRA.

    I6-P103525.JPG

Os trabalhos abriram com uma mensagem do Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, num discurso de reforço do papel dos GAL. “Através da actividade dos GAL, podemos dizer que na política de desenvolvimento rural há unidade na diversidade”, disse. Para o Comissário Ciolos, “as iniciativas locais do tipo LEADER estarão no coração da política de desenvolvimento rural do pós-2013”.

Seguiu-se a intervenção do presidente da ELARD – Associação Europeia de Desenvolvimento Rural, Petri Rinne, representante da Rede Finlanesa (SYTY), que assumiu a presidência da ELARD no passado dia 1 de Janeiro.

Numa apresentação mobilizadora dos GAL, Petri Rinne referiu-se à disseminação do LEADER em novos territórios (novos membros da UE e países como África do Sul e Rússia), para centrar-se nas oito especificidades do Método LEADER: abordagem ascendente (bottom-up); abordagem territorial, abordagem local (por parcerias), abordagem multisectorial, inovadora, colocação em rede (networking), cooperação transnacional, gestão e financiamento descentralizados. "São estas características ou especificidades que determinam como devem ser concebidas e executadas as ações de desenvolvimento, ou seja, para ser eficaz o método LEADER pressupõe estas oito especificidades em simultâneo" disse Petri Rinne.

Durante a tarde do primeiro dia e ao longo do segundo dia de trabalho do seminário, decorreram as três oficinas de formação paralelas, sobre a implementação de uma estratégia de desenvolvimento local, a dinâmica de implementação e cooperação transnacional e colocação em rede no âmbito LEADER.

Este importante encontro do movimento LEADER Europeu promoveu também o lançamento de projectos a implementar em cooperação pelos Grupos de Acção Local de todos os Estados Membros.

Na sequência da apresentação pela Comissão, em Novembro de 2010, da Comunicação 'A PAC no horizonte 2020', decorreu a avaliação do impacto das propostas contidas nesta Comunicação.


I10-ARTON664-347C0.JPG


I11-ARTON653-35AA2.JPG

 

O Conselho Nacional da Economia Social (CNES), órgão consultivo e de acompanhamento criado pelo Governo, em Julho de 2010, para promover e desenvolver a economia social, tomou posse no passado dia 14 de Janeiro.


I7-ARTON661-D23E0.JPG

 

17 a 20 de Janeiro, em Santa Maria da Feira

Assinalando os 10 anos da Rede Social Concelhia, o II Mosaico Social, promovido pela ADRITEM e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, no âmbito do PRODER, apresentou-se com um programa inovador, num amplo encontro de boas práticas de intervenção social.