Newsletter 07-09-2016 [Nº 128]


Uma vida melhor nas áreas rurais

Passados quase 20 anos desde a conferência que deu origem à Declaração de Cork de 1996, a Comissão Europeia, pela mão do Comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, decidiu repetir a experiência com a Cork 2.0 Conferência europeia sobre o desenvolvimento rural, que se realizou em Cork (Irlanda) a 5 e 6 de setembro. Mais de 300 participantes (decisores políticos, ONG, membros da Academia e outras entidades) discutiram primeiro ‘quais’ os desafios atuais e futuros que se colocam às áreas rurais, sugeriram depois ‘como‘ responder aos desafios através de políticas e medidas, e, por fim, fecharam a segunda edição da conferência com a nova Declaração de Cork 2016. A Minha Terra participou na iniciativa em ambos os dias.

I12805-20160905X182123.JPG I12805-20160906X101542.JPG  

A conferência obedeceu sobretudo ao desafio de produzir uma nova declaração de Cork, tendo como base o envolvimento dos participantes em sessões paralelas, onde se analisaram quatro grandes temáticas: Emprego, crescimento e investimento; Ambiente, clima e água; Inovação rural; e Viabilidade rural. No segundo dia, teve lugar um painel temático subordinado ao tema “Mecanismos de implementação inovadores e alternativos” que contou com as apresentações de especialistas, nomeadamente da Casa Branca, do Banco Europeu de Investimento e do Programa Ambiente das Nações Unidas.  

 I12805-WORKSHOPX4XCORK.JPG

Após a apresentação das sínteses dos trabalhos pelos respetivos relatores, com a palavra ‘confiança’ como fio condutor, a declaração de Cork 2.0 foi, sucintamente, apresentada e comentada pelo presidente da conferência, Heino Van Meyer, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Passo a passo, Van Meyer foi desvendando a estrutura orientadora para ação:

1. Promover a prosperidade rural

2. Reforçar as cadeias de valor rurais

3. Investir na viabilidade e vitalidade rural

4. Preservar o ambiente rural

5. Gerir os recursos naturais

6. Apoiar a ação climática

7. Impulsionar o conhecimento e a inovação

8. Valorizar a governança rural

9. Dinamizar a implementação e simplificação das políticas

10. Melhorar o desempenho e a prestação de contas

[Ler artigo completo]

De norte a sul do país, Grupos de Ação Local estão na fase final de receção de candidaturas para pequenos investimentos nas explorações agrícolas e na transformação e comercialização de produtos agrícolas.

I1816-PDR2020.JPG


A Federação Francesa dos Grupos de Ação Local – LEADER France encontra-se a promover um seminário dedicado à Cooperação que vai decorrer no dia 30 de setembro na cidade francesa de Dijon.


Nos dias 19 e 20 de Setembro, a Biblioteca Municipal de Olhão vai ser palco da 8ª edição da Universidade de Verão.


 

Fundada em Setembro de 1991, a ADIRN celebrou o seu 25º aniversário no  dia 1 de setembro.


 

Foram publicados a 1 de setembro os avisos nº 63/64/65/66/67 de 2016 para receção de projetos de investimento à Medida 19 – Apoio ao DLBC LEADER.


Realizou-se a 19 de agosto a primeira reunião de Assembleia Geral de Parceiros do GAL Pesca GRATER Mar, constituída pelas ilhas Graciosa e Terceira.


No dia 29 de julho, Abrantes lançou a ProdFarmer, uma plataforma digital de comercialização e atribuição de selos de Produto Regional de Abrantes.