Newsletter 19-04-2016 [N.º 122]


ODS: O que são e como podemos contribuir para a sua implementação?

 I1736-SUSTAINABLE_DEVELOPMENT_GOALS_POSTER_PT.JPG

A dimensão universal e a transversalidade temática dos ODS, aprovados em setembro de 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, obrigam a uma efetiva conjugação de esforços de todas as entidades públicas, empresariais, da sociedade civil e das/os cidadãs e cidadãos para a concretização destes ODS.

É essencial o envolvimento da sociedade portuguesa na definição de uma estratégia integrada e participativa que contribua para a implementação nacional da Agenda 2030, em que se integram os ODS. Este será o primeiro de um conjunto de workshops desta Consulta Pública, que decorrerá entre abril e julho de 2016, em várias cidades portuguesas (Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Guimarães, Lisboa, Ponta Delgada e Porto).

Neste wokshop procuraremos recolher contributos que nos ajudem a responder às seguintes questões:

  • Que papel deverão as Organizações da Sociedade Civil ter durante a implementação da Agenda 2030 (níveis nacional e regional/local)?
  • Que sugestões podem dar-se a quem governa (líderes nacionais) para a concretização da Agenda 2030 (níveis nacional e regional/local)?
  • Sendo a Agenda 2030 uma Agenda Universal, que responsabilidade/compromisso deverá haver na relação entre (agentes dos) países desenvolvidos e (agentes dos) menos desenvolvidos?

 I12662-IMAGEMXPARCERIA.JPG

 

 

Organizado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e pela AHRESP, realiza-se a 19 de abril, às 14h20, na Estação de Santa Apolónia, a Conferência de Imprensa de apresentação aos jornalistas.


A Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores, com a colaboração da Federação Minha Terra, está a organizar a 13 e 14 de maio, no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, o 1º Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária.


Promover na capital, produtos e territórios de 38 municípios rurais é o objetivo da loja “Produtos e Territórios”, resultado da iniciativa de seis Associações de Desenvolvimento Local, cuja inauguração se realiza a 28 de abril, às 18 horas.


Organizado pela APCEP,  em parceria com diversas entidades,  o Encontro realiza-se a 29 e 30 de abril,  no Pavilhão do Conhecimento,  em Lisboa.


A Quinta do Vau, apoiada pela Terras do Baixo Guadiana com financiamento da Abordagem LEADER do PRODER, foi distinguida com uma Menção Honrosa.