Newsletter 2011-04-07 [Nº 10]


Reveladas as 70 pré-finalistas a Maravilhas da Gastronomia

Esta primeira seleção, realizada por um painel de 70 especialistas, revelada esta quinta-feira, 7 de abril, acontece após a recepção, entre 7 de fevereiro e 27 de março, de 433 candidaturas de pratos de todo o país. Um número inédito para o qual muito contribuiriam os GAL (Grupos de Ação Local), responsáveis pela apresentação de 140 nomeações.

    I89-7MGGG.PNG

Parceiros locais das 7 Maravilhas da Gastronomia desde a primeira hora, os GAL empenharam-se fortemente na divulgação e promoção do evento, de forma a incentivar a participação dos seus territórios. Além da apresentação de candidaturas às sete categorias de pratos em concurso, os GAL colaboraram ativamente na constituição do painel de especialistas responsáveis pela eleição das 70 pré-finalistas.

A promoção dos produtos agrícolas de qualidade, da valorização dos saber-fazer associados à história, à cultura e à identidade dos territórios - subjacente às 7 Maravilhas da Gastronomia -, são dimensões que sempre pautaram a intervenção dos GAL e da MINHA TERRA, e que justificam o seu forte envolvimento nas diversas fases da iniciativa, sob a forma de um projeto submetido à Cooperação Interterritorial LEADER (PRODER e PRORURAL).

Entre as 70 pré-finalistas, 12 representam o Alentejo; a região com mais pratos nomeados. Seguem-se as regiões de Lisboa e Setúbal com nove pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com oito pratos cada respetivamente. O Algarve e o Entre Douro e Minho contam com seis nomeações cada, a Beira Interior três e a região da Estremadura e Ribatejo dois.

A MINHA TERRA, membro do Conselho Científico das 7 Maravilhas da Gastronomia, acompanhou de perto a fase de nomeações, assim como o processo de eleição das pré-finalistas, garantindo o rigor na escolha dos pratos nomeados.

Na próxima fase, 21 personalidades notáveis vão apurar 21 finalistas, que serão divulgadas a 7 de maio. A partir desse momento, inicia-se a votação pública (por SMS, chamada telefónica, facebook e site oficial das 7 Maravilhas). As 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa serão conhecidas a 7 de setembro.

Mais de uma centena de técnicos dos GAL do Continente reuniram-se no Vimeiro, a 7 de abril, para uma oficina de trabalho dedicada à “Análise de Pedidos de Apoio” no âmbito do Subprograma 3 do PRODER, promovida pela MINHA TERRA.


O AQUApaper de Abrantes é sinónimo de muita adrenalina na Albufeira de Castelo de Bode. Estratégia, sabedoria e perspicácia são as palavras-chave para a conquista do pódio desta divertida aventura em contacto com a natureza, a 28 de maio, em Abrantes.


Os contratos de financiamento do Subprograma 3/Eixo LEADER do PRODER entregues aos beneficiários da ADIBER, a 4 de abril, em Góis, traduzem um investimento total de 4,6 milhões de euros, com ajuda pública de 2,7 milhões de euros, e a criação de 58 postos de trabalho na Beira Serra.


Os contratos de financiamento entregues aos beneficiários de Pedidos de Apoio aprovados no âmbito do 1º Concurso do Subprograma 3/Eixo LEADER do PRODER, em Seia, a 5 de abril, em número de 18, envolvem um investimento total de 2.995.078,70€, a que corresponde uma despesa pública de 1.605.200,79€.


Mais atrativa, dinâmica e adequada aos tempos atuais. Foi o desafio que levou a ADRAMA a apostar na renovação da sua página na internet. Pretende-se um espaço de comunicação por excelência mas também uma plataforma ágil para apresentação de candidaturas.


O tema principal da conferência, organizada pelo projeto BERAS Implementation, a realizar de 24 a 27 de maio em Järna, Suécia, é o desenvolvimento de sociedades sustentáveis com base numa agricultura ecológica.


Organizado pela ELARD (European LEADER Association for Rural Development), em parceria com a Rede Rural Finlandesa, o seminário dirige-se aos GAL e às redes rurais nacionais. Acontece a 15 e 16 de junho, na Finlândia (Sastamala).