Newsletter 2011-03-24 [Nº 8]


Maravilhas da Gastronomia

Entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça, doces… Até domingo, 27 de março, os portugueses podem sugerir pratos e receitas em qualquer uma destas categorias, representativos da boa mesa portuguesa. Os sete pratos/receitas vencedoras, apuradas pelo maior número de votos, serão eleitas as “7 Maravilhas da Gastronomia”.

O desafio, lançado a 7 de fevereiro, aquando da apresentação da iniciativa, em Santarém, tem vindo a mobilizar entidades públicas e privadas de norte a sul do país e ilhas, empenhadas em divulgar e promover os sabores e paladares do receituário tradicional português.

   I71-7MARAVILHASB.JPG

Um desafio que os Grupos de Ação Local (GAL) assumiram desde logo, tornando-se parceiros locais da iniciativa, através do projeto de cooperação LEADER, junto com a MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, na qualidade de parceiro científico.

De forma a incentivar a participação dos seus territórios nas 7 Maravilhas da Gastronomia, os GAL têm vindo a organizar reuniões de trabalho com os diversos parceiros locais para apresentação da iniciativa, organização e identificação de pratos e receitas a candidatar, e colaborado na constituição do painel de especialistas responsáveis pela pré-selcção das receitas, garantindo um júri representativo de todas as regiões do país.

Reconhecendo a profunda ligação da gastronomia com as questões da identidade territorial e do desenvolvimento rural, os GAL não podiam estar à margem desta iniciativa. Promover a presença dos produtos de qualidade dos seus territórios neste evento faz parte do trabalho de desenvolvimento local, neste caso através da valorização e promoção dos produtos locais e da afirmação da identidade territorial.

Fruto deste trabalho em conjunto, entre GAL, municípios e de outros parceiros locais, de forma a apresentar candidaturas consistentes, são já muitas as especialidades que traduzem a riqueza, diversidade e qualidade da gastronomia portuguesa candidatadas a “Maravilhas da Gastronomia”.

Terminada esta fase de candidaturas - aberta a qualquer entidade pública, privada ou indivíduo -, todas as receitas e pratos candidatados serão organizados pelas 7 categorias e as 10 regiões do país. Após um processo de seleção por parte de um painel de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas (10 por categoria) e, posteriormente, por 21 personalidades, serão apresentadas as 21 finalistas, a 7 de maio. Nesta data, inicia-se a votação pública por SMS, chamada telefónica, site oficial (www.7maravilhas.pt) e facebook. A votação decorre até 7 de setembro, altura em que serão reveladas as “7 Maravilhas da Gastronomia”.

  

A sessão, presidida pelo Secretário Regional de Agricultura e Florestas e o presidente da Direção da ADELIAÇOR, realizada a 17 de março, no Faial, ficou marcada pela assinatura de sete protocolos entre o GAL e os beneficiários dos projetos aprovados no âmbito do Eixo 3 do PRORURAL.


  

A TAGUS recebeu 70 Pedidos de Apoio ao Subprograma 3 do PRODER, somando mais 10 milhões de euros de investimento total e 90 postos de trabalho a criar.


  

O projeto do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) do município de Góis, que estará em execução nos próximos três anos, tem por objetivo definir e implementar um plano de ação baseado em estratégias que visem o combate à pobreza e exclusão social no concelho de Góis.


  

A Comissão Europeia - DG AGRI - acaba de publicar um artigo sobre “O futuro da política de desenvolvimento rural”, chamando a atenção para os desafios dos territórios rurais e o papel da agricultura.