Newsletter 24-01-2014 [Nº 80]


Minha Terra apoia ADL na preparação das EDL 2014-2020

Numa altura em que a maioria das Associações de Desenvolvimento Local (ADL) se encontra em fase de conclusão da aplicação dos apoios das Medidas LEADER dos atuais programas de desenvolvimento rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM) e iniciou os trabalhos de preparação das Estratégias de Desenvolvimento Local (ELD) para o período de programação 2014-2020, a Minha Terra está a implementar um programa de formação-acão, com vista a promover a partilha de experiências e a capacitar as equipas técnicas.

I1131-IMG_3906.JPG

Em parceria com a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional, a Minha Terra organizou, entre 15 de outubro e 18 de dezembro, em Évora, Guarda, Guimarães, Mirandela, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Vila do Bispo, nove workshops, com 12 horas cada, de preparação das ELD para 2014-2020.

Dando continuidade às ações de formação promovidas no início de 2013, os workshops permitiram aos participantes iniciar a atualização dos diagnósticos dos territórios de intervenção e proceder à avaliação dos resultados intercalares alcançados, procurando retirar conclusões e identificar linhas estratégicas para a preparação do novo período de programação.

Contando com 136 participantes dos Grupos de Ação Local/ADL, ficaram marcados por um forte envolvimento nos trabalhos, para o qual muito contribuiu o bom nível de preparação das equipas e a capacidade de identificar e partilhar questões muitas vezes transversais a vários territórios.

No seguimento das três oficinas de comunicação realizadas em 2011, que registaram quase meia centena de técnicos participantes de 26 ADL, procurando também dar resposta às solicitações dos associados, a Minha Terra promoveu uma oficina de troca de experiências de comunicação para debater a temática e identificar boas práticas.

Organizada em Seia, com o apoio da ADRUSE, na passada terça-feira, 21 de janeiro, a oficina contou com a participação de 18 representantes de oito ADL que partilharam as suas experiências, boas práticas e dúvidas, potenciado uma melhoria do trabalho de comunicação em cada uma.

Para as ADL, que têm vindo a apostar na realização de sessões de apresentação de resultados alcançados na dinamização das Medidas LEADER junto dos vários públicos (associados, parceiros, comunicação social, e população em geral), a oficina foi de grande oportunidade, permitindo abordar estratégias, instrumentos e operações do processo de comunicação, bem como os públicos e a adequação das mensagens a difundir.

Com a programação de 2014-2020 em cima da mesa, o momento é de grande oportunidade quer para abordar, debater e aprofundar as questões centrais do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) – um dos instrumentos adotados para o novo quadro comunitário –, quer para divulgar e promover muito do trabalho desenvolvido pelas ADL nos últimos 20 anos, em prol do desenvolvimento dos territórios rurais e bem-estar das populações.

A apresentação pública do projeto decorre amanhã, 25 de janeiro, numa iniciativa conjunta da ADERES e PRIVETUR. [+]


A ADIRN inicia a realização de um conjunto de reuniões temáticas no próximo dia 29, em Ourém. [+]


O segundo curso promovido pela CORANE irá decorrer entre 10 e 16 de fevereiro. Inscrições abertas. [+]


O primeiro Focus Group, dirigido aos associados, realizou-se a 10 de janeiro, em Valença. [+]


As ADL Dueceira e Pinhais do Zêzere, que em conjunto formam o território ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere, celebram duas décadas este ano. [+]


O MONTE, ACE organizou, a 17 de dezembro, sessão para apresentação dos resultados alcançados e preparação da ELD para 2014-2020. [+]


A partir de 31 de janeiro, o núcleo de produtores do OESTE assegurará a entrega semanal de cabazes PROVE. [+]


Sobre "Soluções Digitais de Marketing para Organizações de Economia Social". Leça da Palmeira, 11 de fevereiro. Inscrições gratuitas. [+]


Primeiro vídeo da marca regional para o Turismo de Natureza do Algarve desenvolvida pelos três GAL da região. [+]


Os novos regulamentos foram publicados a 20 de dezembro. [+]