Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Novos desafios da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial

2018-01-23

O Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo estão a promover uma conferência internacional dedicada à temática da Qualificação, do Emprego e do Desenvolvimento Territorial, a decorrer no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Esta conferência pretende contribuir para a mobilização da sociedade civil, dos parceiros institucionais e empresariais, suscitando o debate e a reflexão em torno da qualificação, do emprego e do empreendedorismo enquanto pilares estratégicos para as políticas do desenvolvimento territorial.

A conferência organizada no âmbito do 43º Campeonato Nacional das Profissões, dirigido a jovens entre os 17 e 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, também quer chamar a atenção para a importância dos campeonatos enquanto espaço de promoção da excelência da formação profissional na perspetiva da sua valorização social.

O primeiro dia da conferência vai contar três painéis – O Território e a Agenda de Desenvolvimento 2030 como horizonte; Competências Locais e Mobilidade; Empreendedorismo e Criação de Empresas. É de referir que o moderador deste último painel é o presidente da Direção da ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, Manuel Amaro Figueira.

Na sexta-feira, 9 de fevereiro, os painéis “Ensino Superior, Qualificação e Formação Avançada” e “Especialização Regional e Qualificação” vão ocupar a manhã, ficando a tarde reservada às conclusões das conferências.

Consulte o programa em anexo. Saiba mais e inscreva-se em www.conferencia.site

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4