Marcha pela Igualdade de Género

2010-10-28

24 de Outubro de 2010, Arraiolos

No dia 24 de Outubro, domingo, realizou-se na vila de Arraiolos uma «Marcha pela Igualdade», uma iniciativa organizada pelo Agrupamento MONTE (Projecto Mirabal - Mulheres Sem Medo), em parceria com a APF Alentejo e a Animar (Projecto Igualdade é Desenvolvimento), com vista à sensibilização da comunidade arraiolense para a temática da Igualdade de Género.

A Marcha pela Igualdade partiu do Jardim Público às 15h, tendo parado junto ao Tribunal de Arraiolos, onde com o apoio do Grupo de Teatro Amador de Arraiolos «Dupla Personalidade» se realizaram esculturas humanas onde se evidenciaram as desigualdades que ainda hoje persistem ao nível mundial relativamente à questão do direito à educação.

Uma escultura evidenciando as desigualdades ao nível das oportunidades foi representada também por este grupo de jovens em frente à Câmara Municipal de Arraiolos, onde se concentraram alguns cidadãos para assistir ao evento.

Outra instituição emblemática naquela comunidade é a GNR, onde foram apresentadas esculturas humanas que deixavam perceber a desigualdade ao nível das relações de género, sendo perceptível ainda a dominância do Homem sobre a Mulher e a forma maltratante e desrespeitosa como por vezes esta última ainda é tratada. Agradeceu-se aos agentes da GNR o trabalho que realizam no âmbito da intervenção nos casos de violência doméstica, apelando à continuidade do bom trabalho junto da comunidade.

A última escultura foi apresentada no Centro de Saúde de Arraiolos, onde foi solicitada a atenção dos profissionais de saúde para a desigualdade de género ao nível dos direitos à saúde. A Dra. Natália Oliveira, monitora do ROTEIRO 3456 da APF Alentejo, salientou o facto da saúde das mulheres nalguns países não ser ainda uma prioridade e do impacto directo que isso tem na saúde física da sua família e também nos efeitos directos no desenvolvimento das economias dos países. Salientou-se ainda a necessidade de ser dada maior atenção aos cuidados com a saúde materna e os métodos contraceptivos, a par de uma educação para a Saúde Sexual e Reprodutiva nos países do Sul.

Os últimos momentos do evento ficaram marcados pelos espectáculos de dança, protagonizados por NRG - Grupo de Hip Hop e pela Classe de Ritmus de Santana do Campo. Um destaque também para actuação do Grupo de Teatro Amador de Arraiolos "Dupla Personalidade" com a peça: «E o Inferno aqui ao lado», que deram à actividade um maior protagonismo.

Ao longo da tarde distribuíram-se 116 postais ODM, dando conta do número de participantes que estiveram presentes no evento (de uma campanha lançada pela APF), 50 t-shirts (cedidas pela Animar) e elaboraram-se mensagens que foram sendo afixadas no «Mural da Igualdade».

Definitivamente, um exemplo de boas práticas e de boas parcerias institucionais relativamente a acções no âmbito da promoção da Igualdade de Género.

Artigo da responsabilidade do MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.

Contactos

Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.

Morada: Rua Joaquim Basilio Lopes, n.º 1 7040-066 Arraiolos

Telefone: 266 490090; Fax: +351 266 419276

E-mail:monte@monte-ace.pt

Site:www.monte-ace.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]