Acerca da Minha Terra
Área de Associados

LEADERSOR

Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado do Sôr

Morada: Edifício Nuno Vaz Pinto, Rua E, Lote 79

7400-211 Ponte de Sor

Te.: +351 242 204 101

E-mail: geral@leadersor.pt

Site: www.leadersor.pt

 

Território: Alentejo

Área: 2.792,9 Km2

Habitantes: 41.672 hab.

Densidade populacional: 14,9 hab./km2

I10384-LEADERSORT.JPG 

Alentejo Norte

Seis concelhos pertencentes ao Alto Alentejo – Alter do Chão, Avis, Fronteira, Mora, Ponte de Sor e Gavião – compõem o território de intervenção do GAL.

O território toma como referência duas albufeiras: Montargil, situada na margem direita da ribeira de Sor, com uma extensão de quase 20 km, desde as proximidades de Ponte de Sor até às imediações da vila com o mesmo nome; e Maranhão, desenvolvendo-se desde Seda (perto de Alter do Chão) até ao lado sudoeste da sede do concelho de Avis, numa extensão de cerca de 40 km, e alimentada pelas ribeiras da Seda, de Avis e da Raia. As duas barragens foram construídas nos anos 1950 para irrigar os campos do Vale do Sorraia e ambas são, atualmente, muito procuradas como zonas de lazer, sobretudo pelos amantes dos desportos náuticos.

Apesar de se tratar de uma região de transição entre o Ribatejo e o Alto Alentejo e a Beira Baixa, o território apresenta globalmente maiores afinidades com o Alentejo. Todavia, contrariamente a outras zonas alentejanas, o território apresenta uma paisagem dominada por povoamentos florestais, nomeadamente, montados de sobreiro e azinheira, de grande importância económica. A indústria da cortiça será a mais relevante e emblemática da região.

A agricultura e a pecuária também desempenham um papel relevante económico. Nos terrenos mais férteis dos vales dos principais cursos de água que atravessam o território desenvolvem-se as culturas do milho, tomate e arroz. A pecuária extensiva em regime de manadio é dominante sobretudo no que diz respeito a bovinos e ovinos.

Rico nas suas características ambientais, o produto “Natureza”, complementado pelo património histórico e cultural, constitui uma das principais potencialidades do território.

Outros Artigos em Associados:

ADER-SOUSA

AD ELO

ADRITEM

ADICES

DOURO HISTORICO

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4