Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Lançamento do Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis

2017-07-25

Dia 22 de setembro, decisores políticos e representantes de milhares de iniciativas de base comunitária empenhadas na luta contra as alterações climáticas e por um desenvolvimento sustentável na Europa vão estar reunidos, no Comité Económico e Social Europeu (CESE), para uma conferência de lançamento do primeiro Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis que vai ser celebrado no dia seguinte.

I13026-IMAGEM1.JPG

O objetivo da conferência é de envolver os decisores políticos da União Europeia – Comissão Europeia, Parlamento Europeu, CESE, representantes dos governos nacionais – e organizações civis presentes em Bruxelas – atores comunitários, integrados na rede ECOLISE, organizações parceiras, associações e organizações não governamentais – através da demonstração do papel essencial que as iniciativas de base comunitária desempenham na luta contra as alterações climáticas e a sustentabilidade para alcançar as metas climáticas e outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O potencial das ações conduzidas por pessoas é enorme e o CESE está satisfeito por trabalhar com a ECOLISE (Rede Europeia de iniciativas de base comunitária para as alterações climáticas e a sustentabilidade) com vista a promoção de ações locais de sustentabilidade. Este evento vai também contribuir para a Action Week comemorativa da adoção, em setembro de 2015, dos ODS.

Para marcar o Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis a 23 de setembro, cidadãos apresentarão esforços pioneiros com vista a criação de modos de vida novos e sustentáveis. Ecoaldeias, iniciativas de transição, projetos de permacultura, agro-ecologia, e muitas outras iniciativas vão estar em destaque, e o público vai ter a oportunidade de as conhecer, de as discutir e servir-se delas como fonte de inspiração. Os projetos expostos vão abranger um leque de atividades que vai da energia comunitária à produção alimentar local, passando pela mobilidade sustentável, a gestão dos recursos e muito mais.

Durante a conferência no CESE, vai ser estabelecida uma ligação vídeo direta com uma selecção de portadores de projetos oriundos de toda a Europa. Os participantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre as atividades da rede ECOLISE, inclusive os resultados dos estudos desenvolvidos sobre os contributos, os impactos e os desafios das iniciativas de base comunitária na Europa no que respeita à luta contra os desregulamentos climáticos, a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade e a criação de uma sociedade mais justa.

A inscrição tem de ser feita através do preenchimento deste formulário. O programa provisório pode ser consultado na página do CESE. Mais informações aqui.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4