Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Jovens da Serra da Estrela em «missão empreendedora»

2013-09-26

Barcelona, Lisboa e São João da Madeira receberam as «Missões Empreendedoras» vencedoras dos concursos de ideias da iniciativa «Ideias Serra da Estrela» dinamizada pela ADRUSE.

 

A «Missão Empreendedora Barcelona» integrou os alunos da Escola Secundária de Seia (vencedores do concurso supramunicipal com a ideia «Zimbrão») e da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia (vencedores do mesmo concurso ao nível do ensino superior com o projeto «Aromas da Montanha»).

A «Missão Empreendedora Lisboa» foi constituída pelas alunas vencedoras do 3.º ciclo do concurso supranacional, com o projeto «Perfuma-te com a Serra da Estrela», da Escola Evaristo Nogueira (Seia), os alunos do Instituto - Escola Profissional de Gouveia, vendedores com a ideia «Dom Cardo», e as alunas da Escola Secundária de Fornos de Algodres, que venceram o concurso com o projeto «Sementes da Montanha».

A «Missão Empreendedora São João da Madeira» acolheu as alunas do 3.º ciclo da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres que apresentaram o projeto «Condi-Tub».

As missões, realizadas durante este mês, setembro, proporcionaram aos jovens da Serra da Estrela a oportunidade de conhecer realidades diferentes, visitar locais emblemáticos, partilhar experiências e fortalecer os laços de amizade.

Nesta iniciativa, da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, dinamizada pela ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, que envolveu 14 escolas do ensino básico ao ensino superior, 39 professores, 559 alunos, estiveram a concurso 33 ideias demonstrando que os jovens da Serra da Estrela acreditam que «pequenas oportunidades podem ser o começo de grandes oportunidades».

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4