Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Instrumentos de engenharia financeira na PAC pós 2013

2013-07-18

Seminário e Relatório do projecto E-FINANCE

As principais conclusões do projeto, que visa contribuir para a tomada de decisão relativa ao modelo de financiamento dos projectos agrícolas e de desenvolvimento rural no futuro quadro de programação de fundos comunitários, foram apresentadas num seminário, realizado a 26 de junho no auditório da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em Lisboa.

 

O E-FINANCE é um projeto realizado por uma parceria constituída pelo Gabinete de Planeamento e Políticas do MAMAOT, a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, a CONFAGRI - Confederação das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e a MINHA TERRA - Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

As conclusões a que os parceiros chegaram relativamente à utilização de instrumentos financeiros na PAC pós 2013 revelam que os vários instrumentos financeiros disponíveis, como o capital de risco, as garantias mútuas e o microcrédito, entre outros, podem ser importantes para alguns beneficiários. Mas a sua utilização não deve ser considerada solução única. Deverá equacionada conjugadamente, ou em alternativa, total ou parcial, à concessão de subvenções a fundo perdido.

No seminário, os representantes da parceria enfatizaram este aspeto, realçando que quer pelas características dos projetos apoiados como das realidades territoriais em que se inserem, estes deverão continuar a beneficiar de apoios a fundo perdido. Na sequência do contributo dado pelo estudo, é importante dar continuidade à divulgação dos instrumentos de engenharia financeira para que os empreendedores rurais possam considerar essas possibilidades, num quadro de dinamismo que tem caracterizado os territorios rurais e face à previsível escassez de recursos financeiros.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4