Instalação de queijaria

Ferreirós do Dão, Tondela

Madalena Fonseca deixou há dez anos as feiras onde vendia têxteis com o marido para criar cabras, seguindo o exemplo dos pais, também criadores de gado. Hoje é uma empresária em nome individual que iniciou a atividade de criação de ovinos e caprinos com um projeto de primeira instalação de jovem agricultora.

I13777-IMGX1333.JPG

Dedicou-se à criação de caprinos em regime extensivo numa exploração situada em Ferreirós do Dão, com uma área total de 60 hectares. O normal desenvolvimento do projeto foi afetado pelos incêndios de outubro de 2017, que atingiram um número significativo de animais e a sala de ordenha, obrigando a produtora a suspender a produção de leite.

Atualmente, o efetivo recomposto de 400 cabras de raça serrana ecótipo “jarmelista” (90%) e outras exóticas (10%) destina-se à criação de cabritos para abate e para a produção de leite para o fabrico de queijo de cabra e de ovelha de cariz tradicional,mas com fatores de inovação diferenciadores, como a aromatização de queijos com extratos de plantas e/ou frutos secos.

I13777-IMGX1328.JPG

Foi com base num estudo aprofundado do setor e no conhecimento das potencialidades da sua exploração que Madalena Fonseca concebeu este projeto de criação de uma unidade de transformação e comercialização de produtos lácteos, que apresentou e teve aprovação da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, na Medida LEADER do PDR 2020. Com este novo investimento pretende valorizar os produtos resultantes da própria exploração, bem como garantir a médio prazo o aprovisionamento com recurso a matéria-prima proveniente de pequenos produtores locais.

Através da ampliação das instalações físicas e a aquisição de equipamento,Madalena reuniu as condições para a transformação, acondicionamento e escoamento da produção. A unidade aponta para uma capacidade de processamento de 100.000 litros de leite de cabra e 5.000 litros de ovelha em ano de cruzeiro (2021).

  • Financiamento: Operação 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020
  • Promotor: Madalena Fonseca
  • Localização: Ferreirós do Dão, Tondela
  • Investimento total elegível: 190.965,50 euros
  • Despesa pública: 85.934,48 euros
  • Postos de trabalho: 2

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADICES no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).

Documentos Anexos:

Instalação de queijaria


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]