Acerca da Minha Terra
Área de Associados

I Colóquio Internacional «A Religião em Movimento

2013-08-27

Universidade do Minho (Braga), 17 de outubro

O relevante património do Alto Cávado, com fortes tradições religiosas e onde se cruzam inúmeras Rotas Marianas, levou a associação ATAHCA a organizar, em parceria com a Univ. do Minho, o I Colóquio Internacional «A Religião em Movimento: Peregrinações Espirituais e Turismo Sacro».

 

Os trabalhos irão decorrer - a partir das 9h - no Complexo Pedagógico II - Anfiteatro B1 (Campus de Gualtar).

O presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, justifica a realização deste colóquio no território do Alto Cávado (território de intervenção da associação), «pelo número elevado de caminhos para Santiago de Compostela que nele se cruzam, pela quantidade de Rotas Internacionais Marianas com santuários, igrejas, capelas e ermidas e pela procura que existe dos santuários locais por centenas de milhares de peregrinos».

O Alto Cávado, acrescenta, «é um território com fortes tradições religiosas, onde o património construído existente merece ser conhecido mais profundamente, para se compreender melhor a identidade do território e a cultura dos seus habitantes. Para além da religiosidade, o impacto causado na economia local é de tal maneira evidente que justifica a uma reflexão sobre este tema como dinamizador de um território rural, onde é necessário reunir todas as sinergias para potenciar todos os recursos existentes».

Para o presidente da ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave a realização deste evento, com apoio do SP3 PRODER, é «exemplo da importância dos projetos em parceria, contribuindo para a rentabilização de recursos e definição de estratégias comuns para interesses semelhantes. Esta iniciativa deverá continuar com estes e outros projetos, pois só assim se conseguirá criar condições de crescimento sustentáveis e duradouras.»

 

Programa abaixo em anexo.

 

Para mais informações e confirmação de presença (obrigatório), contactar Maria Inês Caridade | E-mail: press.atahca@gmail.com | Tel. 91 992 88 68.

Documentos Anexos:

Programa

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4