Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Há Festa na Aldeia

2013-08-13

Vilarinho de S. Roque (Albergaria-a-Velha), Areja (Gondomar), Couce (Valongo), Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira) e Ul (Oliveira de Azeméis) são as aldeias envolvidas na iniciativa da ADRITEM, num trabalho de proximidade às populações e reforço das parcerias locais que tem vindo a atrair novos visitantes aos territórios rurais.

 

A 14 e 15 de setembro Há Festa na Aldeia de Ul, em Oliveira de Azeméis. A aldeia abrange os lugares de Avelão, Crasto e Salgueirinha, onde se insere o Parque Temático Molinológico de Ul, um autêntico «museu vivo» das estruturas da confeção de pão e de moagem de cereais com mais de 200 anos de existência. O Pão de Ul e a Regueifa, fabricados de forma artesanal, são ex-libris da localidade que atraem, por si só, todos os anos milhares de visitantes, sobretudo por altura da romaria de S. Brás, em fevereiro.

 

Animação de rua, teatro, espetáculos e gastronomia são algumas das ações previstas para a Festa na Aldeia de Ul, que encerrará o ciclo de eventos da iniciativa lançada na aldeia de Vilarinho de S. Roque, no início de julho.

Ainda que diferenciado de localidade para localidade, o cartaz integra algumas atividades permanentes, como o Mercado de produtos regionais (montra privilegiada da produção agrícola local, artesanato, etc.), o espaço dedicado aos jogos tradicionais («A brincar nos entendemos») e a exposição «Memória na Aldeia», que materializa um dos principais objetivos do projeto - a recuperação identitária.

 

Pretendendo criar uma relação de maior proximidade entre os habitantes locais e os visitantes, têm ainda lugar as iniciativas «Almoce Connosco» e «Jante connosco», que funcionam sob inscrição prévia no site do projeto (http://www.hafestanaaldeia.pt/pt/), onde é disponibilizada toda a informação sobre o projeto, programação, etc. Numa forte aposta nas ferramentas de comunicação, também Há Festa na Aldeia no Facebook em https://www.facebook.com/HaFestaNaAldeia.

 

A valorização do património natural e cultural é um dos eixos deste projeto pioneiro de desenvolvimento dos territórios rurais que estabelece também o desenvolvimento do sector turístico, o reforço do tecido económico e a criação de emprego e a melhoria dos serviços sociais e culturais.

Construir um foco de atratividade para territórios rurais com características específicas, propondo o envolvimento ativo das populações, a partir dos costumes e das tradições culturais locais, é o objetivo do projeto da ADRITEM, promovido em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Valongo e a Junta de Freguesia de Lomba (Gondomar).

 

A estratégia assenta, segundo a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, «na preservação da identidade local, estimulando o sentimento de pertença das populações residentes, criando uma atitude proactiva de integração nos projetos para que com tal enraizamento sociocultural se atinja uma nova e duradoura qualificação destas povoações que fazem parte da rede Aldeias de Portugal».

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4