Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Fórum Regional do Ribatejo «O Vinho e o Mundo Rural»

2013-01-09

Coruche e Cartaxo, 18 e 25 de janeiro 2013

Coorganizado pela TAGUS, o evento dá sequência à série de fóruns regionais que estão na base do Congresso Nacional «O Vinho e o Mundo Rural» a realizar em junho, em Santarém.

O Fórum Regional do Ribatejo acontece no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, dia 18 de janeiro, com a exposição e debate das temáticas nacionais do evento, e no Museu Rural e do Vinho, no Cartaxo, dia 25 de janeiro, onde serão apresentadas as conclusões.

As cinco temáticas nacionais propostas pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) - entidade promotora do Congresso Nacional «O Vinho e o Mundo Rural» - encontram-se assim distribuídas pelo programa: (abaixo em anexo)

Novos desafios do mundo rural - 10h

Vinho e Economia Sustentável - 11h30

Vinho e Comunicação - 14h15

Vinho, Gastronomia e Turismo - 15h30

Vinho, Autarquias e Agentes Locais - 17h15

A apresentação das conclusões, programada para as 14h30, será seguida de uma visita ao Museu Rural e do Vinho do Cartaxo e degustação dos vinhos do Tejo.

O Fórum Regional do Ribatejo é organizado por uma comissão executiva que integra, além da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, o município de Coruche, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT), a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (TLVT) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

A iniciativa, composta por um conjunto de fóruns regionais, a acontecer por todo o país, procurando debater as especificidades de cada região, culminará na realização do Congresso Nacional «O Vinho e o Mundo Rural», dia 11 de junho, em Santarém, durante a 50ª Feira Nacional de Agricultura.

Do Conselho Executivo do Congresso fazem parte ainda as seguintes entidades: Federação MINHA TERRA; CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal; FENADEGAS - Federação Nacional de Adegas Portuguesas; Fundação da Mata do Bussaco; IVV - Instituo da Vinha e do Vinho; ANDOVI - Associação Nacional Denominações de Origem Vitivinícolas; e CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

Mais informações e inscrições em www.cm-coruche.pt

Artigos relacionados

Fórum Regional dos Vinhos Verdes

Documentos Anexos:

Cartaz

Programa

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4