Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Fórum do Interior

2013-05-24

2013

A iniciativa, da ANIMAR, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Daire, realizada a 17 e 18 de maio, debateu estratégias de combate ao abandono dos territórios da interioridade.

O fórum contou com a participação de autarcas, professores universitários investigadores, agentes e técnicos de desenvolvimento local, líderes associativos e atores locais que contribuíram para a reflexão sobre os territórios da interioridade, promovendo o debate e a interação de ideias que podem servir de base à definição e reivindicação de novas medidas de combate ao despovoamento, ao abandono, à desagregação social e à depressão económica que caracterizam a maioria destes territórios do interior.

A abertura dos trabalhos foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, e o presidente da Animar, Eduardo Figueira. O reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, iniciou o fórum com uma brilhante apresentação sobre o tema «Interior: Que Futuro?».

No painel «Autarquias e Movimento Associativo - Os Territórios e a Estratégia 2020: agentes e instrumentos», moderado por Vítor Barros, da ANIMAR, e a participação das câmaras municipais de Cabeceiras de Basto (Joaquim Barreto) e de Figueira de Castelo Rodrigo (António Ribeiro), abordou-se o papel das autarquias na revitalização de processos de desenvolvimento local em territórios do interior, com exemplos práticos do trabalho realizado por aquelas autarquias.

Tendo sido ressalvado que as políticas a adotar devem ser convergentes e enfatizadoras de práticas em rede para uma melhor gestão de recursos e se potenciar as parcerias entre as entidades e atores locais, foi ainda relevada a importância do papel da Administração Central e do Governo na construção de processos de desenvolvimento local, com a concertação de várias entidades e organismos, numa lógica de participação e envolvimento de todos na construção de alternativas às políticas vigentes de abandono e descapitalização dos territórios do interior.

Já no segundo dia, o painel «As aldeias, as cidades e o futuro do Mundo Rural», moderado por Luís Moreno, do IGOT-IUL, contou com as participações da técnica do projeto «À Descoberta do Mundo Rural», Raquel Gonçalves, o técnico do ASAS - Aldeias Sustentáveis e Ativas, Tiago Gillot, dinamizados pela Animar e promovidas pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN).

No painel «Associativismo, Participação e Desenvolvimento Local», moderado por Fernando Oliveira Baptista, participaram David Machado, da equipa do projeto e presidente da Rota do Guadiana, Eduardo Figueira e Albano Álvares, da CAPOLIB - Cooperativa Agrícola de Boticas, que se debruçou sobre o trabalho realizado na promoção e certificação DOP da carne barrosã e do mel.

As conclusões e o encerramento do fórum do Interior ficaram a cargo de Maria do Carmo Bica e de Vítor Barros.

Foram ainda apresentados os resultados do projeto «Dinâmicas e Políticas para o Desenvolvimento Rural», cofinanciado pelo Programa da Rede Rural Nacional, com o apoio do Acordo de Cooperação Animar/IEFP e a CASES, no âmbito do qual foi organizada esta iniciativa.

Com o Fórum do Interior iniciaram-se as comemorações do 20.º aniversário da Animar e a divulgação da IX MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social, que este ano se realizará de forma descentralizada e que terá vários momentos, articulada com outras iniciativas, tais como: Feira Nacional da Agricultura, 8 a 16 de junho de 2013, em Santarém; III Mosaico Social, 27 a 30 de junho, em Santa Maria da Feira; Colóquio Internacional para a Economia Social, 23 a 25 de setembro, em Lisboa.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4