Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Feira Nacional de Doçaria Tradicional - 6.ª edição

Out. 2007

Centro Histórico de Abrantes, 26, 27 e 28 de Outubro de 2006

«edifício dos CLARAS» (antiga Rodoviária)

Os bolinhos dos Santinhos

No centro histórico de Abrantes

Num tempo em que a tradição uma vez mais associa a religiosidade e a gastronomia, a 6.ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional em Abrantes, no fim-de-semana que antecede o tradicional «Pedir os Bolinhos» do dia de Todos os Santos vai de novo trazer ao Centro histórico de Abrantes a riqueza da Doçaria Tradicional portuguesa, a par da famosa «Palha de Abrantes», das tradicionais broas de mel e noz, dos bolos de massa lêveda ou dos Queijinhos do Céu, teremos a edição dedicada à tigelada, conhecido doce regional, onde a génese se perde entre lendas e estórias ligadas aos conventos da região.

Este ano, para além da muita animação, está igualmente prevista a abertura de uma exposição com a personagem da Banda Desenhada «O Palhinhas», em tamanho real, decorado pelas escolas de Abrantes e o lançamento do concurso de trabalhos escolares versando o tema de «O Palhinhas e a Doçaria Tradicional», que visa promover e valorizar de forma pedagógica a doçaria tradicional existente na região, tendo por base a personagem principal do livro «O Palhinhas - uma história da Palha de Abrantes». Um desafio à imaginação e criatividade que irá decorrer até dia 13 de Dezembro, altura em que serão devidamente divulgados e atribuídos os prémios.

À semelhança das edições anteriores, as donas ou donos de casa serão desafiados para participar no Concurso de Doçaria para não Doceiros. Sábado, dia 27 de Outubro, às 17h30, poderão mostrar os seus dotes culinários através da apresentação de um doce que contemple na sua confecção ingredientes presentes na doçaria tradicional da região. Aceitam-se inscrições pelo telefone 241 372 180 (TAGUS).

Duas serão as exposições que irão estar patentes nesta 6ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional: «O Palhinhas», ilustrado pelas diferentes crianças do ensino pré-escolar e 1ºciclo das escolas do concelho; e a «TIGELADA - uma Tradição Regional», mostrando a todos as origens e modo de confecção deste doce tradicional.

A animação está também garantida. É para todos os gostos e idades: o Avô Cantigas, teatro infantil, canções e poemas (dia 27 Outubro, a partir das 15h) para os mais pequenos, Tribo da Lua (dia 26 Outubro, 21h30), Miss Easy (dia 27 Outubro, 21h30), Cant»Abrantes e Moderniça (dia 28 Outubro, a partir das 15h30), grupos de animação para os graúdos.

Motivos não faltam para uma visita à 6ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, em Abrantes. Para garantir o sucesso deste evento, fica apenas a faltar um ingrediente: a sua presença!

Uma iniciativa TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e Câmara Municipal de Abrantes.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4