Federação Minha Terra participou na 4.ª Conferência Ministerial de Agricultura entre a União Africana e a União Europeia

2021-06-28

A convite da Comissão Europeia a Federação Minha Terra participou na 4.ª Conferência Ministerial de Agricultura entre a União Africana e a União Europeia, que decorreu a 22 de junho de 2021. O encontro foi promovido no âmbito das atividades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

I13750-UAFRICANA.JPG

A conferência, focada na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis, permitiu identificar e discutir soluções e conhecer exemplos de boas-práticas. O evento incluiu quatro sessões temáticas onde foram abordadas a competitividade do setor agroalimentar, a importância da investigação e da inovação, o potencial da digitalização para a produção agrícola, o controlo de pragas e o reforço das comunidades rurais e a criação de redes regionais de distribuição dos alimentos que permitam aumentar o acesso dos consumidores a produtos seguros, de qualidade e saudáveis.

Em 2019, a União Europeia e a União Africana assinaram uma declaração política e aprovaram um plano de ação para a transformação das áreas rurais africanas, que inclui o desenvolvimento de estratégias de base local e comunitária, assentes nos princípios da abordagem LEADER, com enfoque nas temáticas da gestão sustentável e recuperação de solos e na agricultura e silvicultura sustentáveis e adaptadas às alterações climáticas. 

Com o objetivo de promiver as abordagens locais participativas para o desenvolvimento local na Áfica Rural, a 25 de maio de 2021, a Comissão Europeia organizou o webinário "Ação local para o desenvolvimento rural em África", dirigido às delegações da UE em África. Estas abordagens são inspiradas no LEADER europeu, que é apoiado pela Política Agrícola Comum da UE há 30 anos. Este método de trabalho é ascendente, multinível e multissetorial (indo além da agricultura) e funciona graças à aprendizagem, troca de experiências e à criação de redes de atores locais. Tem potencial para fortalecer a governança local, fomentar o diálogo político em vários níveis, aumentar a capcidade de intervenção da sociedade civil e reduzir a pobreza.

A Federação Minha Terra colaborou com a DG AGRI da Comissão Europeia na organização deste webinário, destacando a experiência de cooperação dos Grupos de Ação Local Portugueses com territórios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]