Acerca da Minha Terra
Área de Associados

«Falha de Cálculo»

2013-04-19

Teatro nas escolas

Gertrudes, rapariga obcecada por estar sempre em forma (geométrica, claro!), é a protagonista da peça de teatro que irá envolver, entre 29 de abril e 31 de maio, 1886 alunos de Entre serra da Lousã e Zêzere, numa criação do Teatro NAPALM, no âmbito do projeto da DUECEIRA "A Hora da Controvérsia".

O ensino da matemática é o tema central deste espetáculo teatral, pensado para o universo escolar do território ELOZ. Entre serra da Lousã e Zêzere, num total de 31 centros educativos e escolas básicas do 1º. Ciclo e 1886 alunos aos quais serão proporcionadas cerca de 40 sessões (45 minutos aproximadamente).

O texto «Falha de Cálculo», da autoria da escritora Margarida Fonseca Santos, é a primeira parte de uma trilogia dedicada à matemática, denominada Ciclo da Matemática. O espetáculo aborda as temáticas da sala de aula de uma forma teatral, bastante apelativa e muito divertida.

E porque o teatro em particular é uma mais-valia para o desenvolvimento cultural das crianças e jovens, esta é uma ótima oportunidade de associar o desenvolvimento artístico a uma temática, também ela, crucial ao desenvolvimento escolar.

A matemática, que tantas dores de cabeça dá, pode desta forma ser apreendida de maneira fácil e diferente do que é habitual. Pretende-se que através deste espetáculo que a consciência para a matemática saia reforçada e que no final se deixe de ver a matemática como um bicho de 7 cabeças, mas sim como algo interessante, estimulante e até divertido.

A ação dá sequência à segunda fase do projeto da DUECEIRA - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça A Hora da Controvérsia, desenvolvido nos últimos anos junto da comunidade escolar que integra o território ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere.

Sinopse «Falha de Cálculo»

Gertrudes, rapariga obcecada por estar sempre em forma (geométrica, claro!), está com o seu fato de ginástica, dando pequenas corridas como quem aquece, à espera do Cálculo Mental, seu amigo de longa data.

O Cálculo Mental chega todo apressado, debitando cálculos sem fim, enquanto agita os seus símbolos matemáticos, e nem vê Gertrudes que zangada, o chama aos gritos. O Cálculo Mental vira-se de repente na direção de Gertrudes e? bate com a cabeça numa tábua, caindo desamparado no chão.

A pancada provoca uma perda de memória no Cálculo Mental. Gertrudes tenta avivar-lha recorrendo ao público para a ajudar. É o caso do momento em que Gertrudes traz uma tabuada para mostrar ao Cálculo Mental mas que, desastradamente, acaba por estragar, deixando cair ao chão uma série de algarismos. Sem a preciosa ajuda das crianças, aquela tabuada estaria irremediavelmente perdida. Outras crianças são chamadas ao seu cubículo (que deixa todos em «formas») donde vão saindo transformados em cubos, cilindros, etc. Mas esta estratégia também não tem grande efeito sobre o Cálculo Mental, que permanece sempre muito diminuído. Vai aprendendo devagar, mas está longe do seu brilhantismo habitual.

E assim se vão sucedendo as tentativas para recuperar o Cálculo Mental. Gertrudes pede ajuda a ANABIRIBANA, a personagem indecisa que não consegue decidir se é um sinal de adição se de multiplicação. O seu nome é passível de ser lido nos dois sentidos, pois ainda não decidiu se o quer ler da esquerda para a direita, se da direita para a esquerda. O seu número preferido é o dois, que utiliza sempre aos pares, pois, mesmo que ela decida mudar o sinal, continuam a dar sempre o mesmo resultado! Mas ANABIRIBANA também não consegue recuperar o Cálculo Mental.

Depois de várias tentativas, estando já o palco cheio de sólidos geométricos, tabuadas, contas e medidas, Gertrudes desespera. Agarra na tábua e dá com ela na cabeça do Cálculo Mental. Depois de um momento de grande expectativa, o Cálculo Mental retoma o seu aspeto normal, debita uma série de cálculos alucinantes e sai, sem chegar a falar com Gertrudes, que fica furiosa.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4