Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ESDIME

Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste

Morada: Rua Timor Lorosae, 12

7780-142 Castro Verde

Tel.: +351 286 328 471

E-mail: esdime@esdime.pt

Site: www.esdime.pt

 

Território: Alentejo Sudoeste

Área: 3.403,67km2

Habitantes: 43.144 hab.

Densidade populacional: 12,65 hab./km2

I10408-ESDIME.JPG 

Alentejo Sudoeste

O território Alentejo Sudoeste compreende 32 freguesias de seis concelhos – Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Odemira e Ourique – do Baixo Alentejo (26) e Alentejo Litoral (6). Mais de três mil quilómetros quadrados dominados por extensas planícies, onde o alcance do olhar se perde de vista e só o verde dos montados e a brancura das casas desalinham o curso das searas.

A agricultura, o comércio, a restauração e a construção civil são os sectores de atividade económica com maior peso, em termos de ativos. As indústrias alimentares apresentam uma forte heterogeneidade (panificação, transformação de carnes, produção de queijo). Este subsector é constituído essencialmente por pequenas empresas dentro das quais se destacam a produção de queijos e a produção de enchidos, tendo como imagem de marca o porco tradicional alentejano. A maioria das atividades existentes rege-se por uma aposta na qualidade ambiental invejável, que já se tornou uma mais-valia, atualmente muito cotada, e que não pode ser alienada.

A estratégia local de desenvolvimento estrutura-se em torno da melhoria e da preservação das características naturais da região, que são fator de identidade e de distinção. Os principais objetivos estratégicos são: divulgar a conceção de novos produtos e investir no emprego; criar novas oportunidades para os jovens, promovendo ações que desenvolvam uma postura empreendedora; apoiar a agricultura, que continua a ter um papel socioeconómico decisivo para o território; dinamizar e modernizar o tecido empresarial, mantendo sempre uma cuidada atenção no uso sustentado dos recursos ambientais, das águas, das fontes de energias alternativas; apostar na valorização da identidade cultural para a sustentação de todo um processo de desenvolvimento; incrementar o estímulo da solidariedade territorial.

Outros Artigos em Associados:

PROBASTO

ATAHCA

PRÓ-RAIA

LEADER OESTE

ADIBER

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4