Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ELARD propõe DLBC para 2021-2027 mais eficiente e mais simples

2017-10-23

A ELARD apresentou um novo modelo de implementação do DLBC para 2021-2027 no Parlamento Rural Europeu 2017 que decorreu, de 18 a 21 de outubro, na aldeia de Venhorst, na província do Brabante do Norte, nos Países Baixos.

A ELARD – European LEADER Association for Rural Development, que é uma das três co-organizadoras do Parlamento Rural Europeu (PRE) conjuntamente com a European Rural Community Alliance (ERCA) e a PREPARE Partnership for Rural Europe, propôs este novo modelo com base na Declaração de Tartu e nos trabalhos preparatórios para o próprio Parlamento Rural Europeu sobre as políticas de apoio ao desenvolvimento local, que decorreram durante o ano de 2017.

Após os ajustes introduzidos pelos participantes na oficina “Desenvolvimento Rural Integrado e LEADER/DLBC” no Parlamento Rural Europeu, o novo modelo proposto para a implementação do DLBC foi integrado na Declaração de Venhorst, que deve ser tornada pública em breve.

Este modelo propõe a criação de um fundo específico para o DLBC, com contribuições relevantes de todos os FEEI (FEADER, FEAMP, FEDER e FSE), com um único conjunto de regras simples estabelecidas a nível europeu e dando origem a um único Programa Operacional em cada Estado-Membro.

A ELARD tem vindo a aprofundar os pormenores do modelo em conjunto com o Comité Económico e Social Europeu (CESE), no âmbito do parecer exploratório sobre o DLBC promovido por esta organização.

Ambas as organizações vão submeter, a 8 de novembro, esta nova proposta para uma implementação do DLBC mais eficiente e mais simples à consideração do gabinete do Comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural Phil Hogan, ao que se seguirão contactos com outras estruturas europeias.

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4