Acerca da Minha Terra
Área de Associados

DUECEIRA promove formação solidária em Cabo Verde

2013-03-05

De disseminação da sua metodologia educativa «A Hora da Controvérsia», no âmbito do projeto de cooperação transnacional Cooperar em Português.

 

A Formação Solidária irá realizar-se na ilha de Santo Antão, de 11 a 22 de março, ao abrigo do Protocolo de Cooperação formalizado com a AMI-RIBEIRÃO - Associação de Desenvolvimento Integrado da Comunidade de Ribeirão.

A ação de formação de docentes, que vai de encontro às lacunas e necessidades pedagógicas/educativas do território promovendo, ao mesmo tempo, a disseminação da metodologia educativa A Hora da Controvérsia concebida pela DUECEIRA/ELOZ, concorre para os seguintes objetivos:

- Reforçar uma atitude coletiva ativa através da promoção da cidadania, da solidariedade e do desenvolvimento local e sustentável.

- Desenvolver e aumentar quer os conhecimentos quer as competências para a intervenção na comunidade educativa com a disseminação de boas práticas.

- Concretizar conteúdos e atividades que permitam auxiliar os docentes na ação educativa através de trocas de experiências e know-how.

- Possibilitar o aumento das estratégias de ação, incrementando as competências dos agentes educativos entre os países lusófonos.

Os destinatários diretos da ação são 25 coordenadores pedagógicos do Ensino Básico e Secundário da Ilha de Santo Antão e a Delegada Escolar de Ribeira Grande do Ministério de Educação e Desporto.

A comunidade escolar do 1º ao 9º ano de escolaridade (professores e alunos) é o universo da população-alvo abrangida pela ação.

Saiba mais no site da DUECEIRA - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4