“Dia D” do Turismo Equestre - 1º Congresso em Portugal

2015-09-22

200 congressistas reuniram-se a 18 de Setembro no Centro de Cultural de Belém, em Lisboa, para participarem no 1º Congresso Português de Turismo Equestre, organizado pela Associação Nacional de Turismo Equestre (ANTE).

Num dia de grande significado para o setor, foram contadas experiências de vida, divulgadas ações de formação e partilhados os resultados do “Inquérito Nacional ANTE”, sobre a caracterização da oferta numa área que se espera relevante e produtiva. A plateia ficou ainda a conhecer os apoios previstos no quadro da atual programação dos Fundos Europeus e de Investimento - “Portugal 2020”. De manhã o tema abordado foi o “Turismo a Cavalo”, e à tarde foi feita a visita ao novo edifício do Museu Nacional dos Coches e ao novo espaço, no Picadeiro da Ajuda, da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

O encerramento do evento foi assinalado por José Veiga Maltez, Presidente de Direção da ANTE, que referiu querer o apoio do Estado, mas não a substituição do papel desta organização na sociedade: «A partir de hoje, com o que aqui assistimos, os atores do Turismo Equestre, sob a ANTE, estão unos, fortes e coesos, devendo, assim, a Tutela connosco referendar as suas intenções e vontades, antes de decidir (…), porque estamos no terreno e não é raro termos maior conhecimento e sensibilidade em relação aos que estão nos “gabinetes”». A sessão contou, entre outros, com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, o Secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro-Ministro e o representante do Secretário de Estado do Turismo.

A Federação Minha Terra participou no painel relativo aos apoios, apresentando algumas linhas de financiamento que estarão disponíveis no quadro das Estratégias de Desenvolvimento Local dinamizadas pelos Grupos de Acção Local e ilustrando com projetos relacionados com o turismo equestre apoiados no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER.

                                     I12401-FOTOS.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]