2013-12-04
No momento em que a maioria dos projetos de cooperação interterritorial e transnacional chega ao fim, a Rede Rural Nacional/Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Federação Minha Terra organizam um seminário para debater as perspetivas da Cooperação LEADER no período de programação 2014-2020.
Organizado em dois painéis – dedicados ao ponto de situação e balanço da cooperação no período 2007-2013 e ao debate sobre a cooperação LEADER (fatores facilitadores, condicionantes, boas práticas e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios) – irá reunir uma centena de participantes, no Hotel Eurosol, em Alcanena, na próxima quarta-feira, 11 de dezembro.
O seminário, de encerramento do projeto Territórios Rurais em Rede II, visa também apresentar e divulgar resultados e produtos da cooperação LEADER e refletir sobre os instrumentos de monitorização e avaliação de projetos de cooperação desenvolvidos pelos Grupos de Ação Local (GAL).
Os 20 anos de experiência LEADER em Portugal são reveladores do importante papel dos projetos de cooperação no desenvolvimento dos territórios rurais e da relevância da cooperação nas Estratégias Locais de Desenvolvimento, implementadas pelos GAL.
As motivações que levam os GAL a desenvolver esta abordagem são várias mas entre as principais contam-se a partilha de conhecimento e experiências, e alcançar escala e complementaridades. Os grandes temas da cooperação são, num sentido abrangente, os produtos locais, o turismo e as metodologias de trabalho em Desenvolvimento Local.
A fim de divulgar esta intervenção de trabalho em conjunto de pessoas e entidades de diferentes territórios, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Federação Minha Terra editaram, com apoio do Programa Para a Rede Rural Nacional, a publicação “Cooperação LEADER – Avaliação, monitorização e repertório de projetos”, que será apresentada em Alcanena.
Durante o seminário estará ainda patente a exposição “Cooperação LEADER 2010-2013” que, à semelhança da publicação, ilustra bem a diversidade de temáticas, objetivos e dimensão (financeira e das parcerias) da cooperação LEADER, que requer um enquadramento regulamentar flexível que promova o aparecimento e a experimentação de novas soluções de desenvolvimento adaptadas às necessidades dos territórios rurais e instrumentos de monitorização e avaliação adequados ao nível dos GAL.
Documentos Anexos:
Cooperação LEADER |
|
Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Terra Viva |
O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.
|
Territórios em Rede |
Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional. |
3 Projetos LEADER |
A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). |
Newsletter | |||
ELARD | |||
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019. | |||
Projetos PDR2020 Apoiados | |||
Plano de Informação LEADER 2020 Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar LEADER DLBC em Portugal e na Europa | |||
Plano de Informação LEADER 2020 | |||
O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional. | |||
Pessoas e Lugares | |||
|
O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER. | |||
Bolsa de Terras | |||
A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras. | |||
Receitas e Sabores dos Territórios Rurais | |||
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve. |
SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4