Acerca da Minha Terra
Área de Associados

“Comunidade Rural Digital”, um projeto transfronteiriço

2017-07-25

O “Comunidade Rural Digital” visa a criação de uma estrutura estável de cooperação entre as administrações locais transfronteiriças para promover a inovação e a modernização administrativa e territorial. Este projeto enquadra-se no Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, conta com um orçamento total de 992.218 euros e é financiado a 75% pelo FEDER. A primeira reunião de trabalho do projeto Comunidad Rural Digital decorreu no dia 22 de julho.

Na primeira fase do projeto vai ser feito o diagnóstico e a análise do estado da arte da comunidade rural digital, no que respeita à inovação e digitalização das administrações locais das zonas rurais abrangidas pelo projeto. Paralelamente, constituir-se-á uma rede ininterrupta de inovação entre as entidades locais transfronteiriças, por meio de fóruns de troca de experiências inovadoras entre as administrações locais envolvidas.

Através desta rede de administrações locais espanholas e portuguesas vão desenvolver-se soluções tecnológicas inovadoras para uma governação inteligente e o estabelecimento de serviços públicos digitais de cidade ou de território inteligente (Smart City/Smart Territory).

A capacitação constitui outra vertente do projeto e contempla, nomeadamente, a realização de atividades formativas transfronteiriças de inovação para funcionários públicos locais, de seminários de sensibilização de cidadãos e empresas para o uso inteligente das tecnologias e de encontros temáticos sobre a inovação para técnicos TIC das administrações locais.

Nos próximos meses, a Consejería de Medio Ambiente de la Junta de Castilla y León vai instalar a fibra ótica nas 201 repartições da sua rede para acelerar a transformação digital dos seus centros. Ao substituir as ligações atuais, menos eficientes, aumenta-se o rendimento das comunicações e melhora-se a cibersegurança. Refira-se que mais de um quarto destes centros, mais precisamente 22, situam-se em localidades com menos de 4000 habitantes.

No âmbito deste projeto, também está programada a construção de um painel comum de indicadores como instrumento de medição da inovação tecnológica no seio das administrações locais.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4