Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Comitiva de GAL eslovenos no Norte de Portugal

2017-09-29

No âmbito das atividades de apoio à cooperação entre Grupos de Ação Local e em resposta a uma solicitação da Rede Eslovena de Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e a Rede Rural Nacional, organizam entre 2 a 5 de outubro, com o apoio da ATAHCA e da ADRIMAG, uma visita de uma delegação de 45 representantes de GAL eslovenos a alguns territórios da Região Norte.

A comitiva eslovena, composta por representantes de 16 GAL, da Rede Eslovena de Desenvolvimento Rural e dois promotores de projetos, vai iniciar o seu programa com visitas a espaços emblemáticos da cidade do Porto com ligação aos territórios rurais, com destaque para as Caves do Vinho do Porto.

O segundo dia vai decorrer no território da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, e começa logo pela manhã com o seminário dedicado à Abordagem LEADER e à Cooperação transnacional entre os GAL, com apresentações da Rede Rural Nacional, da Rede de Desenvolvimento Rural Eslovena, da Autoridade de Gestão do PDR 2020, da Minha Terra e de GAL portugueses e eslovenos.

I13071-AGROTURISMOCASALATA.JPG I13071-CHOCOLATECOMPIMENTA.JPG I13071-CERVEJALETRA.JPG

A seguir aos trabalhos do seminário, o GAL ATAHCA vai dar a conhecer três projetos apoiados no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER – o Agroturismo "Casa Lata", em Amares; a chocolateria artesanal “Chocolate com Pimenta” e a cervejaria artesanal “Cerveja com Letra”, ambos em Vila Verde.

I13071-ALDEIATREBILHADOURO.JPG I13071-CENTROINTERPRETATIVOPEDRASPARIDEIRAS.JPG I13071-PASSADIXXOSPAIVA.JPG

No terceiro dia desta viagem por terras do Norte, os 45 eslovenos irão ao encontro da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, em Arouca, onde os esperam novamente projetos de desenvolvimento rural, nomeadamente a intervenção na Aldeia de Trebilhadouro, integrada na Rede Aldeias de Portugal, o Centro Interpretativo “Casa das Pedras Parideiras” e os Passadiços do Paiva, todos eles inseridos no território das Montanhas Mágicas.

Com estas iniciativas, espera-se criar condições para aumentar a cooperação entre os territórios rurais de Portugal e da Eslovénia.

O programa do seminário encontra-se em anexo. Os trabalhos do seminário decorrerão maioritariamente em inglês.

Documentos Anexos:

Programa do Seminário

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4