Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Cinco contratos no valor de 1,8 milhões de euros para valorizar o turismo

2018-01-22

O Turismo de Portugal e os municípios da CovilhãIdanha-a-Nova, a Associação das Aldeias Históricas e o Eco Glamping da Gardunha celebraram cinco contratos com um financiamento global associado de cerca de 18,8 milhões de euros no âmbito do Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino.

Criado há um ano, o Valorizar, que contempla quatro linhas de apoio distintas – Valorização Turística do Interior, Turismo Acessível, Projetos Wifi em Centros Históricos e Sustentabilidade, aprovou, por ora, cerca de 230 projetos, apoiados por Fundos Europeus através do Portugal 2020.

Na Covilhã, a Linha de Apoio ao Turismo Acessível aprovou um incentivo de 180 mil euros para um projeto que visa melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do Museu de Arte e Cultura. Concretamente, comporta a adaptação das infraestruturas, a aplicação de novas tecnologias para uma experiência multissensorial do espaço expositivo, a adaptação para Braille de dois guias, a criação de uma app, e a implementação de uma nova sinalética na cidade.

A expansão e modernização do alojamento turístico de tipo acampamento com glamour (glamping), da Serra da Gardunha, na aldeia de Alcongosta, no Fundão, foi objeto do contrato com um incentivo de 135 mil euros ao abrigo da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Idanha-a-Nova obteve a aprovação de um incentivo de 394 mil euros para afirmar Monsanto enquanto destino turístico qualificado e diferenciado, ajustado a uma procura turística exigente, abrangente e em crescimento. O projeto inclui um sistema inteligente de gestão do tráfego automóvel e do estacionamento que, entre outras funcionalidades, permitirá a gestão do estacionamento dentro da aldeia.

A Associação das Aldeias Históricas assinou dois contratos, um no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e outro da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi.

O primeiro diz respeito a um incentivo aprovado de 399 mil euros para desenvolver e promover a Grande Rota 22 das aldeias históricas com ações de promoção, sinalização e promoção da mobilidade interaldeia, de forma a capacitar esta rota para que possa responder a todas as necessidades de quem a percorre. A disponibilização de redes wi-fi de elevada qualidade nos centros históricos e nos espaços públicos de maior afluxo de turistas no conjunto das doze aldeias históricas conta com um incentivo aprovado de 650 mil euros.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4