Acerca da Minha Terra
Área de Associados

CHARNECA

Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana

Morada: Rua 5 de Outubro, Edifício da Associação de Regantes do Vale do Sorraia

2100-127 Coruche

Tel.: +351 243 619 060

E-mail: charneca@mail.telepac.pt

Site: www.charnecaribatejana.pt

 

Território: Charneca Ribatejana

Área: 3.027 Km2

Habitantes: 111.933 hab.

Densidade populacional: 36,9 hab./km2

I10374-CHARNECA.JPG 

Charneca Ribatejana

A charneca, ocorrendo em regiões de climas quentes e secos, sobretudo no verão, e desenvolvendo-se em solos ácidos de baixa fertilidade, é o cenário predominante nos sete concelhos que integram o território de intervenção do GAL: Charneca. Cenário predominante nos sete concelhos: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Golegã e Salvaterra de Magos.

Uma faixa de terra encostada à margem esquerda do rio Tejo, à exceção do concelho da Golegã. Ao nível do relevo verifica-se uma certa uniformidade, com predominância das formas baixas e planas, com altitudes inferiores a 200 m.

A agricultura detém um peso determinante na taxa de ocupação dos solos. Nas zonas mais próximas do rio, as culturas mais expressivas são a plantação de arroz, milho, grão e tomate. A nível da indústria, predominam, por isso, a transformação de hortícolas e produção de beterraba.

O território destaca-se ainda no domínio da agropecuária e silvicultura, nomeadamente, sobreiro e eucalipto.

No capítulo ambiental, a região conta com a Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a Reserva Natural do Estuário do Tejo. Complementarmente, o território apresenta património cultural facilitador do desenvolvimento turístico, sobressaindo inúmeras igrejas, capelas e museus que procuram manter vivo os saberes-fazer tradicionais. Sem esquecer a gastronomia local, conhecida pela sopa de pedra de Almeirim, e os vinhos com denominação de origem. Terra de cavalos, toiros e da figura inolvidável do campino, referência obrigatória para a famosa e emblemática Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, que juntando centenas de cavalos e cavaleiros, animam a vila ribatejana e atraem milhares de visitantes todos os anos.

Outros Artigos em Associados:

ADRIMAG

ADRAMA

LEADERSOR

DOLMEN

ADER-AL

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4