Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Candidaturas abertas ao Programa Green Key 2018

2017-11-14

Até ao dia 31 de janeiro de 2018, estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade podem candidatar-se ao Green Key 2018.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) enquanto coordenadora nacional do programa Green Key, anunciou a abertura das inscrições ao Green Key, iniciativa da responsabilidade da Foundation for Environmental Education, que promove o turismo sustentável em 56 países.

Os objetivos do Green Key são:

  • Consciencializar para a adoção de práticas e comportamentos sustentáveis entre os decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais) através da educação ambiental para a sustentabilidade;
  • Reduzir o impacte ambiental das atividades de comércio, serviços e restauração;
  • Promovera redução e eficiência no consumo dos recursos naturais;
  • Facilitar estratégias de marketing verde e reconhecer as iniciativas de gestão ambiental;
  • Contribuir para a implementação de Agendas 21 Locais através da melhoria contínua das organizações.

A redução dos impactes ambientais das atividades e serviços tem a correspondente redução dos custos associados ao consumo de energia e água, atrai mercado turístico nacional e internacional seguindo a tendência global de marketing verde e ainda motiva o staff para os objetivos definidos pelo estabelecimento.

Com vista a preparar a edição de 2018, decorrem, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2017, várias sessões de esclarecimento sobre o programa Green Key nas várias regiões do país. As próximas datas são 21 de novembro, em Guimarães, 24 de novembro, em Vilamoura e 5 de dezembro, em Lisboa. As inscroções podem ser feitas aqui.

As candidaturas devem ser feitas através da Plataforma online Green Key. Saiba mais sobre o processo do concurso em greenkey.abae.pt/sobre/

Conheça os 93 estabelecimentos galardoados em 2017 e a rede internacional Green Key

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4