Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Beira Serra: mais 1,7 milhões de euros de investimento

2013-12-30

O montante, referente ao último pacote de ajudas ao investimento disponibilizado pelo SP3 PRODER, permitirá ao GAL ADIBER aprovar 34 novos projetos de promotores dos concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua.

O desenvolvimento de microempresas, a criação de novas unidades de turismo no espaço rural, a recuperação e valorização de património rural, a qualificação de respostas sociais das IPSS ou a beneficiação das estruturas de animação recreativa e desportiva da região, são as áreas que irão beneficiar do apoio da Medida LEADER.

Com esta decisão, o GAL comprometeu a totalidade do orçamento da Estratégia Local de Desenvolvimento (ELD), que ascende a cerca de 7 milhões de euros, superior em 35% ao inicialmente previsto, já que o GAL obteve um reforço financeiro adicional de 1,9 milhões de euros, decorrente dos níveis de execução alcançados.

“Os resultados alcançados devem-se fundamentalmente ao trabalho de proximidade e de articulação que a associação, em colaboração com os seus parceiros, imprimiu à gestão do LEADER”, defende o presidente da ADIBER, Miguel Ventura.

Este trabalho coletivo traduz-se na implementação de 135 projetos que têm associado um investimento total de aproximadamente 13,5 milhões de euros e permitirão a criação de mais de 200 novos postos de trabalho, “num forte contributo para o reforço da coesão territorial e social da Beira Serra e para a redução das assimetrias que a afastam das regiões mais desenvolvidas”.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4