Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT) e Revisão

2018-07-23

Feito o balanço do Programa Nacional de Coesão Territorial (PNCT), divulgado por ocasião da Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros realizada na Pampilhosa da Serra a 14 de julho, conta-se um total de 130 (79%) medidas em vigor/executadas, 16 (10%) em curso, 14 (9%) com calendarização prevista, mas ainda por iniciar, e 4 (2%) que não serão concretizáveis devido a alterações de enquadramento ou por não terem acolhimento legislativo.

I13210-CAPAXBALANXXOXREVISXXO.JPG

Os Eixos 2 (Um Território Interior +COMPETITIVO) e 1 (Um Território Interior +COESO) apresentam a maior percentagem de medidas já em vigor/executadas, respetivamente com 89% e 87%. No Eixo 4 (Um Território Interior +CONECTADO) ainda há 26% das medidas por iniciar e dentro do Eixo 3 (Um Território Interior +SUSTENTÁVEL) 6% das medidas são classificadas como não concretizáveis.

Entre as 14 medidas respeitantes às Associações de Desenvolvimento Local (ADL) ou aos Grupos de Ação Local (GAL), enquanto promotores, oito estão em vigor/executadas, uma está em curso e cinco estão por iniciar.

Graças a esta Revisão do PNCT, o programa ganha mais de sessenta medidas suplementares. De notar que entre as medidas adicionadas ao Eixo 2 (Um Território Interior +COMPETITIVO), há duas medidas – “Mostra Nacional dos Recursos dos Territórios do Interior” (2.86) e “Compras Públicas de Proximidade” (2.87) – que devem comportar entre os promotores ADL, sendo que na primeira a Federação Minha Terra é igualmente contemplada na qualidade de promotora.

Consulte em anexo a Listagem das nova medidas do PNCT e uma síntese do balanço e revisão.

Em Vigor/Executadas - medidas cumpridas, incluindo as iniciativas com efeito prolongado no tempo

Em curso – medidas cujos trabalhos de preparação se encontram em desenvolvimento

Por iniciar – com calendarização prevista

Não concretizáveis - alterações de enquadramento/sem acolhimento legislativo

Documentos Anexos:

PNCT: Listagem das novas medidas

Balanço e revisão do PNCT (síntese)

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4