Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ATAHCA entrega 72 contratos LEADER no parque mais «verde» do país

2013-10-30

A sessão, presidida pela Gestora do PRODER, decorreu na passada sexta-feira, 25 de outubro, no Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega, por ocasião da inauguração dos sistemas de energia renovável, instalados pela associação no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Territórios Rurais Sustentáveis», que garantem total autossuficiência em termos energéticos.

 

Segundo a ATAHCA, o sistema de micro-geração-fotovoltaica, micro-eólica e micro-hídrica instalado no parque de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, para auto-consumo, é o primeiro em Portugal. «Existem outros mas apenas com um ou dois sistemas; não existe nenhum com as três tipologias».

O equipamento, instalado no âmbito do projeto de cooperação LEADER «Territórios Rurais Sustentáveis», cuja parceria integra mais cinco GAL (ADAE, AD ELO, ADER-AL, ADICES e LEADER OESTE), assegura a produção de energia necessária ao funcionamento do parque, com capacidade para 60 tendas e uma dezena de alvéolos para autocaravanas, dispondo ainda de dois bungalows, campo de minigolfe, piscina, entre outras áreas de lazer.

A infraestrutura, garantindo a total autossuficiência do parque em termos energéticos, sem necessidade de ligação à rede elétrica nacional, ilustra bem o potencial da energia renovável nos territórios rurais. Além disso, a instalação de quase duas dezenas de equipamentos de energia solar, eólica e hídrica nos vários territórios parceiros permitiu demonstrar que as fontes renováveis de energia podem contribuir para a diversificação económica nos territórios rurais.

 

Aproveitando a presença da Gestora do PRODER, Gabriela Ventura, a ATAHCA procedeu à entrega de 72 contratos aos promotores com projetos aprovados no âmbito da Abordagem LEADER/Subprograma 3 do PRODER.

 

Com 102 projetos apoiados no Eixo LEADER do PRODER, que representam um montante total de investimento de 13 milhões de euros, 6,5 milhões de euros dos quais comparticipados pelo PRODER, e 185 novos postos de trabalho no território, a associação gostaria ainda de aprovar mais projetos.

Enfatizando o facto do GAL já ter aprovado 100 por cento da despesa pública prevista na sua ELD (Estratégia Local de Desenvolvimento), dos quais já foram executados e pagos 66 por cento, o presidente da ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, José Mota Alves, deixou um pedido à Gestora, no sentido de libertar a verba necessária para aprovar mais 48 projetos em carteira, sem dotação financeira, que permitiriam criar mais 94 postos de trabalho.

Seguindo o programa da sessão, a Gestora do PRODER teve ainda a oportunidade de visitar alguns projetos apoiados pela associação, contactando diretamente com os beneficiários do apoio do LEADER, seja na diversificação da economia e criação de emprego, seja na melhoria da qualidade de vida das populações.

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4