Acerca da Minha Terra
Área de Associados

As Jornadas Europeias do Património em 2017

2017-08-03

Dias 22, 23 e 24 de setembro, vão ser dias de descoberta da relação entre património e natureza, graças às atividades propostas pelos espaços culturais associados à programação das Jornadas Europeias do Património (JEP).

I13033-IMAGEM1.JPG

Este ano, o destaque vai para a relação entre Património e Natureza e, partindo desse binómio, implicitamente para a ligação entre as pessoas, os lugares e as histórias. Seja no espaço rural, seja no espaço urbano, surgem inúmeras expressões do cruzamento entre património e natureza que devem ser preservadas e valorizadas em nome da qualidade de vida, da qualificação do território e da consolidação das identidades.

As JEP são também um convite a explorar a relação Património e Natureza como fonte de conhecimento, de criatividade e de recreação, com um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrado, no quadro de uma utilização sustentável. Património cultural e Natureza devem ser entendidos como um projeto de cidadania, coletiva e individual, que exige a participação de todos no que respeita ao seu conhecimento, à sua proteção e à sua vivência. O património é um bem comum, não renovável, cuja conservação, proteção e valorização cabe a toda a sociedade, devendo os cidadãos assumir também essa tarefa, nos lugares que habitam, em que trabalham e que visitam.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia. É considerado o evento cultural mais participado pelos cidadãos europeus. Cerca de 50.000 locais espalhados pelo espaço europeu recebem perto de 30 milhões de participantes em atividades promovidas no âmbito destas jornadas.

Para mais informações, consultar em:

https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4