Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Apoio aos Empreendedores em Meio Rural Norte

2017-01-25

I12898-IMAGEM1.JPG

Aceitam-se inscrições na grande rede regional de negócios de empreendedores, micro e pequenos empresários em busca de apoio técnico especializado à criação, estruturação e dinamização dos seus projetos, à resolução de pormenores técnicos específicos, nos processos de licenciamento ou ainda na identificação de fontes de financiamento. Basta, para isso, aceder à página do projeto EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural na região Norte e preencher o formulário online.

Em primeira e última análise, o projeto visa o reforço da competitividade das PME, a valorização e promoção das economias locais, a revitalização do conhecimento e dos saberes locais e regionais, contribuindo assim para a fixação da população local.

Os princípios metodológicos do projeto assentam numa metodologia direcionada para a resolução de problemas e num acompanhamento permanente, através da figura de um mentor/facilitador conhecedor do território e da rede institucional. Além disso, o EMER-N tem a faculdade de aceder a competências instaladas no território, a consultoria especializada de investigadores de instituições de ensino superior e a uma rede institucional de apoio ao empreendedor, constituída pelos principais atores associativos regionais.

O EMER-N abrange 85 municípios da região Norte e tem como beneficiários do projeto duas associações empresariais – In.Cubo/ACIBTM e IET – Instituto Empresarial do Tâmega, três instituições de ensino superior – UTAD, Institutos Politécnicos de Viana do Castelo e de Bragança, e nada mais, nada menos que dez associações de desenvolvimento local (ADL) da região Norte – ADER-SOUSA, ADRAT, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRITEM, ATAHCA, CORANE, DESTEQUE, DOLMEN e DOURO SUPERIOR.

Entretanto oito associações supramunicipais – CIM Douro, CIM Terras de Trás-os-Montes, CIM Alto Tâmega, CIM Ave, CIM Alto Minho, CIM Tâmega e Sousa e a Área Metropolitana do Porto – juntaram-se ao projeto.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Portal LEADER 2020

 I17-IMAGEM5.JPG

Com o apoio do FEADER

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4