Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ALENTEJO XXI

Associação de Desenvolvimento Integrado do Meio Rural

 

Morada: Rua da Misericórdia, n.º 10

7800-285 Beja

Tel.: +351 284 318 395

E-mail: axxi.geral@mail.telepac.pt

Site: www.alentejoxxi.pt

 

Território: Alentejo

Área: 2.042 Km2

Habitantes: 46.426 hab.

Densidade populacional: 22 hab./km2

I10431-ALENTEJOXXXI.JPG 

Alentejo

O território do GAL PRO-RURAL estende-se em pleno coração da planície alentejana – abrangendo os concelhos de Aljustrel, Castro Verde, Beja, Mértola e Vidigueira – constituindo-se como um olhar sobre o azul infinito dos nossos horizontes.

Com uma vasta riqueza histórica, cultural, patrimonial e gastronómica, o território oferece um imenso olhar sobre a natureza, onde há muito para descobrir… A variedade de solos com diferentes aptidões agrícolas é um dos pontos fortes da região, apelidada no passado de “celeiro de Portugal”. Atualmente, devido a grandes empreendimentos na região, como a barragem de Alqueva, o setor encontra-se em transformação, não só no que toca à forma de utilização do solo, como à própria tipologia de culturas a produzir.

O turismo apresenta-se também como uma área económica com crescente importância, registando-se um número cada vez maior de alojamentos turísticos.

O território dispõe de uma forte componente histórica alicerçada nas fortes presenças de vários povos nestas paragens, desde os romanos, aos árabes todos por aqui passaram e foram deixando marcas da sua presença.

A sabedoria do povo alentejano faz dele impar na sua mestria em se relacionar com a natureza quer na cultura, quer na gastronomia. A forma como os camponeses enfrentavam cantando as árduas tarefas do trabalho duro dos campos, faz desta gente verdadeiros heróis nas suas longas jornadas de trabalho ao rigor do tempo. Sendo o cante alentejano aquilo que define e identifica a alma e a autenticidade da cultura deste povo, é a maneira mais sublime que o Alentejo tem de se mostrar ao mundo, de tal forma existe essa forte comunhão entre o alentejano e a terra, no trabalho, no sustento que ele canta desta maneira e tão profundamente os seus sentimentos de pertença à terra.

Outros Artigos em Associados:

LEADER OESTE

ADL

BEIRA DOURO

RAIA HISTORICA

MONTE

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4