Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADRIMINHO

Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho

Morada: Av. Miguel Dantas, 69 4930-678 Valença

Tel.: +351 251 825 811

E-mail: geral@adriminho.pt

Site: www.adriminho.pt

 

Território: Vale do Minho

Área: 951.1 km2

Habitantes: 79.631 hab.

Densidade populacional: 84 hab./km2

I10366-ADRIMINHO.JPG 

Vale do Minho

O Vale do Minho – concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha – apresenta limites bem definidos, que lhe conferem características únicas.

Território periférico, de fronteira, no extremo noroeste do continente português, limitado a norte pela Galiza e a oeste pelo Atlântico, o território do GAL ADRIMINHO tem vindo a sofrer decréscimos populacionais nas últimas décadas. No entanto, a crescente permeabilidade transfronteiriça, tem vindo a oferecer um interessante potencial de desenvolvimento, sobretudo ao nível do eixo Porto/Vigo, com forte dinamismo económico.

Registando-se uma interessante dicotomia no Vale do Minho – três concelhos do interior, com características marcadamente rurais (Melgaço, Monção e Paredes de Coura) e três concelhos de litoral (Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença) –, ocorre ainda uma grande incidência de atividade no setor agrícola. Fortemente enraizada em todo o tecido social, trata-se de uma atividade fundamental à manutenção da identidade do território, quer ao nível da preservação da paisagem, quer da defesa dos valores ambientais e de coesão social. A valorização da atividade agrícola tem vindo a ser encarada como uma oportunidade, nomeadamente ao nível da produção de vinhos verdes e em particular do Alvarinho.

Tirando partido da sua integração no Parque Nacional da Peneda Gerês e da existência de outros espaços protegidos, assim como de toda a riqueza patrimonial, traduzida em edifícios de elevado valor histórico e arquitetónico, e o fomento de atividades de animação turística e eventos culturais, numa forte ligação aos produtos locais, gastronomia e artesanato, o Vale do Minho tem vindo a apostar no turismo como uma via natural para o desenvolvimento.

Outros Artigos em Associados:

RUDE

ADIBER

ADRIL

APRODER

ALENTEJO XXI

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4