Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

2017-03-20

I12944-IMAGEM1.JPG

Em homenagem ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 22 anos, em benefício do concelho que a viu nascer, a ADIBER foi condecorada pela Câmara Municipal de Góis com a Medalha de Mérito Municipal, a 17 de março.

Miguel Ventura, presidente da ADIBER, dedicou a distinção ao mentor desta associação, José Cabeças que “teve a astucia, a visão e a determinação de dar corpo a um projecto de desenvolvimento aberto a toda a comunidade local, organizada numa Associação de Desenvolvimento Local que teria melhores condições para beneficiar de outros recursos essenciais para fixar competências e para valorizar o potencial endógeno e a riqueza que este Concelho tinha e tem para oferecer”. Consciente também da responsabilidade redobrada conferida por esta distinção, o presidente da ADIBER sublinhou a necessidade de reforçar as parcerias com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, bem como com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Miguel Ventura agradeceu tanto a presença da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, como do ministro-adjunto da Presidência, Eduardo Cabrita, que considerou ser uma demonstração da vontade de proximidade com o país real e com os atores de um território, agentes da mudança e do progresso.

Para Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal e fundadora da ADIBER, esta condecoração revela a importância da sociedade civil para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, carentes de competências e de recursos necessários à concretização das ambições e anseios das populações.

No encerramento da cerimónia, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, louvou a ação da ADIBER como sendo um exemplo do que o Governo defende para os territórios de baixa densidade, assente na valorização do seu potencial endógeno e na sua identidade, no trabalho em parceira e na crença de um futuro de progresso e de prosperidade para quem aqui vive.

E concluiu, declarando que o processo de descentralização do Governo, a concessão de apoios específicos para estes territórios e a concretização do Programa Nacional para a Coesão Territorial concorrem para o reconhecimento destas regiões como determinantes para o desenvolvimento de Portugal, e contando com o envolvimento dos atores locais, com destaque para as autarquias e para a sociedade civil.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4