Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADERES

Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul

Morada: Largo N. Sra. do Carmo, n.º 1

6215-136 Cortes do Meio

Tel.: +351 275 970 070

E-mail: aderes@sapo.pt

Site: http://www.aderes.com.pt/

 

Território: Estrela-Sul

Área: 927,25 Km2

Habitantes: 20.241 hab.

Densidade populacional: 21,8 hab./Km2

I10354-ADEREST.JPG

Estrela-Sul

Vinte e cinco freguesias dos concelhos de Covilhã (12), Fundão (6) e Castelo Branco (7) integram o território de intervenção do GAL ADERES. Um território do interior do país, com um espaço de montanha a norte e de pinhal a sul, onde se situa o couto mineiro das Minas da Panasqueira.

Em termos geomorfológicos não existem grandes diferenças entre os três concelhos. Trata-se de uma área muito montanhosa, profundamente recortada por ribeiras e ribeiros que correm em vales encaixados e meandriformes, onde a água vai brotando mesmo em épocas estivais. As grandes serras são predominantes na parte norte e nordeste do território, sendo algumas de média altitude no centro e parte oriental. A parte sul é menos montanhosa mas muito ondulada, pelo que as altitudes são menores.

Orograficamente, o território é delimitado pelo importante conjunto das serras da Cordilheira Central – Serra da Estrela (a norte), Serra da Gardunha e Campo Albicastrense (a sudeste), Serra do Açor e Serra de Alvéolos e Muradal (a oeste) e Campo Albicastrense (a sul).

Três áreas protegidas fazem parte da Estrela-Sul: o Parque Natural da Serra da Estrela; Sítio da Gardunha e a Paisagem Protegida do Açor. Os cursos de água mais importantes são constituídos pelos afluentes dos rios Zêzere e Ocreza.

Além da riqueza do ponto de vista ambiental e paisagístico, o território possui bastantes vestígios patrimoniais, nomeadamente dos aglomerados populacionais como, por exemplo, os elementos de revestimento dos edifícios (o xisto e gogos), passando, ainda, por árvores centenárias e também por socalcos, trilhos, caminhos e estradas milenares que, no seu conjunto, conferem a estas aldeias uma identidade particular, com um património rural muito rico, com potencialidades turísticas únicas.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4