Acerca da Minha Terra
Área de Associados

AD ELO

Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

Morada: Rua António Lima Fragoso, 22

3060 -216 Cantanhede

Tel.: +351 231 419 550

E-mail: geral@adelo.pt

Site: www.adelo.pt

 

Território: Bairrada e Mondego

Área: 1.236,20 Km2

Habitantes: 133.829 hab.

Densidade populacional: 108,25 hab./Km2

I10352-ADXELO.JPG 

Bairrada e Mondego

Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Vagos. Fortes laços institucionais, económicos e culturais unem estes seis concelhos que compõem o território de intervenção do GAL AD ELO. Uma unidade geográfica coerente, compreendendo o Baixo Mondego e o Baixo Vouga, na região Centro Litoral.

Entre as duas principais cidades do país – Lisboa e Porto – e próximo de cidades de média dimensão, como Coimbra e Aveiro, o território “Bairrada e Mondego” beneficia de uma localização estratégica, que tem contribuído para manter a população.

A agricultura ainda tem um peso significativo, assente no arroz, milho, vinha e pecuária, a indústria é frágil, ao passo que o setor terciário vem conquistando crescente espaço. A paisagem é marcada pela vinha (Bairrada), floresta e rio Mondego, a Mata do Buçaco, o Paul de Quinhendros e as Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas – principais espaços protegidos do território.

A par desta riqueza paisagística e ambiental, o território detém um interessante património edificado, nomeadamente monumentos históricos, como conventos e mosteiros, que reforçam o potencial da região a nível turístico. Para cativar visitantes e turistas apresenta-se também a gastronomia assente em paladares e sabores “da Terra e do Mar”, com destaque para o célebre leitão assado da Bairrada, o peixe do rio, o arroz de lampreia e a doçaria conventual (Tentúgal, Lorvão e Penacova).

Outros Artigos em Associados:

ADIBER

COIMBRAMAISFUTURO

ADER-AL

MONTE

ADELIAÇOR

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4