Acerca da Minha Terra
Área de Associados

AD ELO coopera com Cabo Verde na área das energias renováveis

2013-07-24

A associação instalou um kit-solar fotovoltaico de apoio à agricultura na ilha de Santo Antão.

 

O equipamento permitirá fornecer energia elétrica de fonte renovável (solar) a um sistema de bombagem de água que serve os agricultores e a população da região de Ribeirão, concelho de Ribeira Grande (ilha de Santo Antão).

A entidade parceira e beneficiária do projeto - «AMI-Ribeirão - Associação de Desenvolvimento Integrado da Comunidade de Ribeirão» - vê assim reduzida a fatura energética do sistema de gestão agrícola que desenvolve na região, concretizando um desejo de vários anos para o qual já tinha procurado apoios sem sucesso.

A ação resulta do cruzamento dos dois projetos de cooperação que a associação tem vindo a concretizar com o apoio do PRODER: «Territórios Rurais Sustentáveis» e «Cooperar em Português».

 

 

A grande adesão ao projeto, desde as primeiras ações de informação e sensibilização para o uso das energias renováveis promovidas pela AD ELO junto dos agricultores, empresários, associações e outras entidades locais, permitiu perceber a vontade que todos tinham em encontrar soluções que resolvessem o problema energético da ilha, que depende quase exclusivamente dos combustíveis fosseis para a produção de energia elétrica.

 

 

Não sendo possível enquadrar investimentos físicos em países terceiros no âmbito dos projetos de cooperação, a AD ELO encontrou os recursos técnicos e financeiros necessários à concretização desta ação junto dos seus associados e de empresas da sua zona de intervenção.

A instalação deste sistema fotovoltaico, que se encontra ao serviço da comunidade de Ribeirão desde o passado dia 19 de julho, é o primeiro passo de um projeto mais vasto que a AD ELO pretende concretizar no futuro, denominado «Kit-solar - Ajuda ao Desenvolvimento»: Energias renováveis aos serviços das comunidades locais».

O aumento da rentabilidade da agricultura e a melhoria da qualidade de vida das populações locais são objetivos a alcançar com o desenvolvimento em larga escala deste projeto iniciado pela AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4