Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ACAPORAMA

Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira

Morada: Rua do Brasil, Bloco 15 N.º 110

9000-134 Funchal

Tel.: +351 291 761 460

E-mail: geral@acaporama.org

Site: www.acaporama.org

 

Território: Madeira Leste e Porto Santo

Área: 170,06 Km2

Habitantes: 33,948 hab.

Densidade populacional: 199,6 hab./km2

I10347-ACAPORAMA.JPG

Madeira Leste e Porto Santo

O território de intervenção do GAL – 11 freguesias de quatro concelhos (Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz e Porto Santo) das ilhas da Madeira e Porto Santo – é de formação vulcânica e marcado por um relevo acidentado, com montanhas de grandes altitudes, vales profundos e estreitos e declives muito acentuados, e uma costa marítima muito escarpada. Dadas estas características, a superfície agrícola utilizada representa apenas cerca de nove por cento da superfície total.

A ilha do Porto Santo enfrenta ainda limitações acrescidas decorrentes, sobretudo, da sua pequena dimensão (cerca de 42 km2) e da escassez de recursos hídricos, que originam fortes limitações ao povoamento.

Das características orográficas do território resulta uma paisagem imponente mas acolhedora, determinante para o emergir do turismo como atividade económica preponderante no desenvolvimento da região. A qualidade da paisagem é, em algumas zonas, marcada pela intervenção humana no sentido de adaptar as condições orográficas à prática da atividade agrícola, nomeadamente pela construção dos socalcos (poios) e das levadas (cerca de 1500 km de canais de transporte de água), constituindo hoje importantes elementos do património natural do território.

Com património natural e paisagístico rico e diversificado, a região conta com várias áreas protegidas terrestres e marinhas que fazem da Madeira a região do país com mais elevada percentagem de superfície abrangida por áreas classificadas no âmbito da conservação da natureza.

Ao nível do património natural, de valor científico e paisagístico, merece especial destaque a Floresta Laurissilva que, ocupando cerca de 20 por cento da ilha, constitui a maior mancha contínua desta floresta característica da Macaronésia – classificada Património da Humanidade pela UNESCO.

Outros Artigos em Associados:

ADERES

SOL DO AVE

ASDEPR

TERRAS DENTRO

A2S

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4