Acerca da Minha Terra
Área de Associados

7 Maravilhas à Mesa de 2018

2017-11-16

O período de candidatura da sétima eleição realizada em Portugal pela organização 7 Maravilhas de Portugal começa a 17 de novembro. A edição de 2018 quer promover a experiência genuína de comer e beber a uma mesa portuguesa.

As candidaturas a concurso vão ser “mesas”, num conceito alargado, incluindo os pratos, os vinhos, o pão, o azeite ou os queijos de uma região, e também o que pode ser vivenciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre.

Cada região vai eleger sete patrimónios, que compreendem comidas, vinhos e uma escolha na área do turismo. Cada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” candidata será composta por sete patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património da cada categoria: Gastronomia; Vinho e Azeites; e Roteiro Turístico.

Como nos anos anteriores, o processo começa com a votação de um painel de especialistas numa lista de candidaturas até chegar a uma lista de 49 pré-finalistas, 7 de cada região. Ao longo do concurso, um Conselho Científico vai ser responsável pelo acompanhamento e supervisão e a PwC pela auditoria à contagem dos votos.

As candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade, pública ou privada (incluindo restaurantes e unidades hoteleiras).

Este projeto conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

As candidaturas estão em abertas em 7maravilhas

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4