Acerca da Minha Terra
Área de Associados

5x5 Redes Temáticas Integradas de Turismo Rural

2013-02-28

2013

Apresentado no final de 2012, o estudo promovido pela PRIVETUR - Associação Portuguesa de Turismo Rural, cofinanciado pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), encontra-se disponível online.

Aveiro (4 de dezembro), Viseu (5) e Guarda (6) foram os locais escolhidos para a realização dos seminários de apresentação deste estudo, que constitui a fase preliminar do Projeto 5 x 5 - 5 Mil Casas em 5 Redes - Redes Temáticas Integradas de Turismo Rural, desenvolvido pela PRIVETUR.

Esta fase preliminar assume como objetivo a identificação e sustentação de cada uma das redes temáticas definidas, assim como a respetiva articulação que se deverá estabelecer entre elas, os diversos agentes de desenvolvimento rural a envolver, levando à construção de um modelo assertivo que determine os termos e as condições necessárias para incorporar cada uma das redes.

O Projecto 5 x 5 define o turismo no espaço rural como âncora estratégica do modelo de desenvolvimento rural, interpretando este sector segundo uma perspetiva compósita e integrada no conjunto dos diferentes agentes do desenvolvimento rural, quer se trate de institucionais (municípios, grupos de ação local, espaços museológicos, entre outros), quer de empresariais (promotores turísticos, empresários agrícolas, empresários da restauração e bebidas, entre outros), quer ainda se trate de movimentos associativos (culturais, recreativos, lúdicos, sociais, desportivos, entre outros).

O Projecto incorpora conceitos, fenómenos, tendências e práticas atuais e presentes em diferentes mercados, mas que carecem ainda de implementação prática no desenvolvimento dos produtos turísticos no meio rural, e em particular no mercado português, sobretudo devido à inexistência de um documento que auxilie os promotores a passarem dos conceitos para a sua aplicação real.

A edição - do Observatório da Imprensa, coordenada por Sandra Moutinho, com a colaboração técnica da equipa Nature & Portugal - é cofinanciada pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN).

Com cerca de 200 páginas, compõe-se de quatro grandes capítulos:

- Capítulo I

Enquadramento
(concetualização do produto turístico temático; definição do turismo rural; perspetiva europeia; mercados preferenciais; benchmarks; auscultação dos players e forças vivas; diagnóstico participativo).

- Capítulo II

Modelo teórico de apoio à criação de oferta turística em rede
(introdução ao modelo 5x5; o conceito, o eixo estratégico, a inovação «cinco vezes mais campo»; as redes 5x5; linhas orientadoras; bases para inovar; o papel das instituições públicas).

- Capítulo III

Projeto-piloto
(região Centro).

- Capítulo IV

Conclusões e recomendações.

O estudo encontra-se disponível no site da PRIVETUR, onde também é possível consultar e/ou fazer download do

Guião técnico de apoio ao empreendedor em turismo rural
e o
Guião técnico de apoio às autarquias,
produzidos no âmbito do mesmo projeto, com apoio do PRRN.

Infografia de base para o modelo 5x5 (Pág. 56)

Artigo relacionado

5 x 5 Redes temáticas integradas de turismo rural

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4