Acerca da Minha Terra
Área de Associados

3.ª Edição do Programa de Intercâmbio de técnicos dos GAL

2013-05-21

2013

Promover a cooperação transnacional entre os Grupos de Ação Local (GAL), facilitando a troca de experiências entre as equipas técnicas e aumentando o conhecimento da metodologia LEADER, é o objetivo da iniciativa da ELARD. Apresentação de candidaturas até 31 de maio.

O programa - para GAL membros da ELARD - oferece não só a possibilidade de conhecer os colegas de um GAL de outro país, trocar conhecimentos, ideias e experiências, como a oportunidade de analisar os desafios que cada GAL enfrenta no seu território na implementação de projetos de sucesso e inovadores.

A ELARD recomenda uma a duas semanas de intercâmbio, para que os técnicos participantes possam ter tempo suficiente para uma perceção mais profunda do trabalho realizado no GAL parceiro. No entanto, os GAL são livres para definir a duração do intercâmbio, de acordo com as suas preferências, necessidades ou situação.

Dado o sucesso obtido nas edições anteriores e sendo 2013 o último ano da atual fase de programação, a ELARD acredita que esta 3.ª edição poderá apoiar a preparação do período 2014-2020, através de uma forte rede de GAL e demonstrando o quão é importante a cooperação ao nível do desenvolvimento local.

O calendário da 3.ª edição do Programa de Intercâmbio de técnicos dos GAL é o seguinte:

- Até 31 de maio - apresentação de candidaturas;

- Junho-julho - contactos ELARD: análise das candidaturas, identificação dos parceiros;

- Julho-dezembro - contactos entre os parceiros, organização e realização dos programas de intercâmbio.

Mais informação em anexo e no site da ELARD, aqui.

A ELARD - European LEADER Association for Rural Developement congrega redes de 21 Estados-membros, abrangendo mais de 800 GAL. A MINHA TERRA é membro da ELARD.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4